CulturaAtualizada lista de 490 espécies aquáticas ameaçadas no Brasil

Atualizada lista de 490 espécies aquáticas ameaçadas no Brasil

Atualização da Lista de Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção Mantém Foco na Conservação da Biodiversidade Marinha e Continental do Brasil

A Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção para Peixes e Invertebrados Aquáticos recebeu uma importante atualização nesta terça-feira (28), confirmando a inclusão e exclusão de 100 espécies, o que mantém 490 espécies no total sob proteção. Este processo, iniciado em 2024, adaptou-se aos critérios internacionais fornecidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, liderado por João Paulo Capobianco, destaca que essa revisão é fruto de um meticuloso trabalho colaborativo entre governo, acadêmicos, organizações não governamentais e representantes do setor econômico. O ministro enfatizou que o principal objetivo desta atualização é “mobilizar ações que permitam a recuperação das populações dessas espécies, agora classificadas em categorias de risco como Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) e Criticamente em Perigo (CR).”

Os critérios adotados para esta revisão incluíram análises sobre o tamanho das populações, a distribuição geográfica e as condições dos habitats, além de considerar ameaças diretas como a poluição e a captura indevida. Paralelamente à atualização da lista, foram estabelecidas regulamentações mais rigorosas que proíbem práticas prejudiciais como a captura, transporte, comercialização e armazenamento dessas espécies, além de promover a criação de planos de recuperação específicos.

Um exemplo citado pelo Ministério envolve o pargo (Lutjanus purpureus), cuja classificação foi alterada de Vulnerável para Em Perigo. Com o novo status, são necessárias ações incrementadas para mitigar os impactos da sobrepesca e da captura prematura de jovens, uma iniciativa liderada em conjunto com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, ressaltou a importância de uma gestão sustentável e responsável, lembrando que “garantir a sustentabilidade na pesca significa balancear a proteção às espécies com a viabilidade econômica do setor, uma condição essencial para que a pesca continue a contribuir para a alimentação, renda e desenvolvimento do país.”

Além destas medidas protetivas e de gestão, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima continua empenhado no monitoramento e na atualização constante da lista, assegurando que a biodiversidade brasileira seja preservada para as futuras gerações.

Lista de peixes e invertebrados ameaçados de extinção é atualizada

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Inscrições para a Corrida de São Pedro em Cachoeiro começam com novo sistema digital

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou que o...

Polícia Civil do ES Contribui para Aprovação de Doutrina Nacional de Inteligência

Polícia Civil do Espírito Santo Contribui para a Criação...

Arsenal e Barcelona: A Disputa Quente pela Estrela Victor Osimhen do Galatasaray!

Arsenal Mira Victor Osimhen para Reforçar seu Ataque O Arsenal...

PSG em Negociações: Lucas Chevalier Pode Deixar o Clube no Verão Europeu!

PSG se prepara para mudanças na próxima janela de...

Anchieta: Gabinete em Ação leva serviços essenciais a Alto Pongal nesta quinta-feira

A Prefeitura de Anchieta irá promover nesta quinta-feira mais...

Grêmio vence Bahia por 2 a 0 e fecha 8ª rodada do Brasileiro feminino

Grêmio vence Bahia em partida decisiva da Série A1...

Polícia Civil do ES prende homem por armazenar material pornográfico infantil

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão por...

Governo do ES abre 60 vagas para profissionais no SERDIA, com inscrições até 14/5

Secretaria da Saúde do Espírito Santo Abre Edital com...