COB Homenageia Atletas no Hall da Fama 2023
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, nesta sexta-feira (9), os cinco novos atletas que serão homenageados no Hall da Fama da entidade, um tributo que visa eternizar as conquistas dos maiores ícones do esporte no país. Entre os escolhidos está Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, conhecido como “Mão Santa”, além de Ricardo Santos e Emanuel Rego, campeões olímpicos de vôlei de praia e a dupla de medalhistas Alexandre Welter e Lars Björkström, que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil na vela, durante os Jogos de Moscou em 1980. Esta edição do Hall da Fama, criado em 2018, visa manter viva a memória e a inspiração deixadas por essas legendas do esporte.
A seleção dos homenageados foi feita pela comissão avaliadora do COB no último dia 10. Durante uma cerimônia ainda a ser anunciada, as marcas dos pés e mãos dos atletas serão eternizadas em moldes. O presidente do COB, Marco La Porta, destacou a importância da homenagem, enfatizando que o reconhecimento vai além de guardar nomes na história; o objetivo é fazer com que suas trajetórias continuem a inspirar as novas gerações de atletas.
Os primeiros homenageados do Hall da Fama incluem a dupla de vôlei de praia Jackie Silva e Sandra Pires, o velejador Torben Grael e o maratonista Vanderlei Cordeiro. Com a adição dos cinco novos atletas, o total de homenageados sobe para 39.
Biografias dos Homenageados
Alex Welter e Lars Björkström – Vela
Welter e Björkström fizeram história ao conquistarem a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil na classe Tornado, durante os Jogos de Moscou em 1980, quebrando um jejum de 24 anos de pódios. Com uma carreira que começou em 1976, a dupla se destacou no cenário internacional e se manteve ativa no Movimento Olímpico após o término de suas carreiras.
Oscar Schmidt – Basquete
Considerado um dos maiores astros do basquete mundial, Oscar Schmidt é o único atleta a ter superado a marca de 1.000 pontos em Jogos Olímpicos. Com cinco participações consecutivas entre 1980 e 1996, ele é uma lenda tanto na FIBA quanto na NBA e foi eleito um dos 100 maiores jogadores da história do basquete.
Ricardo Santos e Emanuel Rego – Vôlei de Praia
Ricardo e Emanuel se tornaram ícones do vôlei de praia ao conquistarem a medalha de ouro nos Jogos de Atenas em 2004 e o bronze em Pequim em 2008. Eles também foram campeões mundiais em 2003 e conquistaram cinco títulos no circuito mundial, consolidando a modalidade como uma das mais vitoriosas do Brasil.
A cerimônia de homenagem promete ser um marco na história do esporte brasileiro, trazendo à tona a importância dessas trajetórias e seus legados no cenário olímpico.
COB anuncia os atletas que serão homenageados este ano no Hall da Fama
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

