Três Lendas da Corrida de Rua São Silvestre Eternizadas em São Paulo
Em uma cerimônia carregada de emoção e celebração, os atletas Rosa Mota, de Portugal, e Marilson dos Santos e Carmem de Oliveira, do Brasil, tiveram suas marcas imortalizadas no Hall da Fama da corrida internacional de São Silvestre, um dos eventos esportivos mais icônicos do Brasil. O acontecimento ocorreu na manhã da última sexta-feira (29) durante a Expo São Silvestre, realizada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com mais de 55 mil corredores inscritos para a centésima edição da corrida, que será realizada no próximo dia 31, a cerimônia não apenas homenageou os atletas, mas também ressaltou a importância histórica da São Silvestre na cultura esportiva brasileira.
Rosa Mota, a maior vencedora da corrida com seis títulos consecutivos entre 1981 e 1986, expressou sua alegria ao ser eternizada na história da competição. “Fico muito orgulhosa por fazer parte desta história”, disse ela, lembrando com carinho das noites em que participou da corrida, “uma festa muito grande na rua”. Além de Mota, Carmem de Oliveira, primeira brasileira a vencer a prova na era internacional, e Marilson dos Santos, o brasileiro mais vitorioso na competição com três conquistas, também compartilham agora esse honroso espaço ao lado do queniano Paul Tergat.
Durante sua fala, Carmem destacou a emoção de ser reconhecida por sua contribuição à prova: “Estou aqui curtindo esses mimos que você pode ter de uma prova desse nível”. Já Marilson enfatizou a relevância da São Silvestre, afirmando que “é a maior prova que a gente tem no país, a mais popular”. O Hall da Fama, inaugurado por Tergat em agosto desse ano, agora abriga as impressões dos pés desses três legendários corredores.
As placas que imortalizam as marcas dos atletas representam não apenas conquistas individuais, mas também uma celebração do esporte que aproxima as pessoas e promove laços de camaradagem, inspirando novas gerações a se dedicarem à corrida.
[Fotos: Paulo Pinto/Agência Brasil]
São Paulo (SP), 29/12/2025 – Rosa Mota durante a cerimônia de homenagem de 100 anos de história da corrida internacional de São Silvestre.
São Paulo (SP), 29/12/2025 – Carmem de Oliveira, primeira brasileira a vencer a prova desde que ela se abriu para a participação de estrangeiros.
Brasileiros e portuguesa entram para o Hall da Fama da São Silvestre
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

