24.7 C
Itapemirim
segunda-feira 22 julho 2024

Artesãos de todo País participam de congresso que acontece em Aracruz

Governo ESArtesãos de todo País participam de congresso que acontece em Aracruz


O Espírito Santo está sediando o VIII Congresso Nacional dos Artesãos, que segue até o próximo domingo (20), no Sesc de Praia Formosa, Aracruz. O governador Renato Casagrande e a vice-governadora Jacqueline Moraes participaram da solenidade de abertura do evento na tarde desta sexta-feira (18).

Delegações de 20 estados estão participando do evento. Ao todo, mais de dois mil artesãos estão acompanhando o Congresso, tanto presencialmente quanto on-line. O evento tem apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes).

“No nosso governo passado, transformamos a Aderes para cuidar do artesanado e da economia solidária. Agora que retornamos, novamente tivemos que recuperar a Aderes. Queremos um Estado rico e próspero para todos. Apoiar o artesanato, o artesão e a artesã é a garantia de prosperidade em todo nosso Estado e no País. Quero agradecer fazer ao Sebrae pelo apoio aos artesãos. Tivemos  um tempo difícil sem a realização de feiras por conta da pandemia, mas agora estamos retomando os eventos. Saibam que vocês podem contar com o apoio do Governo do Estado”, afirmou o governador Casagrande.

De acordo com a presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart) e da  Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), Maria das Graças Reis Costa, o encontro tem a finalidade de debater temas importantes para a categoria, como a proposta legislativa de aposentadoria para o artesão, a regulamentação da profissão e as institucional de políticas públicas específicas.

“Estou muito emocionada em receber artesãos do Brasil inteiro aqui no nosso Estado. Esse encontro vai mostrar para todo o País que o artesão está correndo atrás dos seus objetivos de crescer cada vez mais, aprimorando o trabalho e gerando renda para as famílias. Com isso, queremos mostrar para as autoridades, sejam elas federal, estadual ou municipal, que o segmento está de pé na luta para resgatar a arte e a cultura do nosso País”, pontuou Maria das Graças Costa.

A vice-governadora Jacqueline Moraes também fez uma saudação aos participantes do encontro. “Quero cumprimentar a todos que estão participando desse encontro maravilhoso, destacando a parceria entre Aderes, Sebrae e a Federação das Associações de Artesãos, que compõem essa rede produtiva que movimenta a economia solidária. Nosso governo aposta no fortalecimento do artesanato com o objetivo claro de gerir uma economia inclusiva e diversificada, com saberes que representam a cultura e a história do nosso povo”, destacou.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, a realização do Congresso Nacional dos Artesãos no Espírito Santo é um grande acontecimento para a movimentação e desenvolvimento do artesanato capixaba. “É um marco importante, onde serão debatidas temáticas sobre a atualização do artesanato brasileiro”, completou.

O VIII Congresso Nacional dos Artesãos é realizado pela Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart), com a Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), além de contar com o apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) Nacional e da Aderes.

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Tyago Hoffmann (Desenvolvimento e Inovação), Lenise Loureiro (Turismo) e Fabricio Noronha (Cultura); o prefeito de Aracruz, Doutor Coutinho; a deputada estadual Janete de Sá; e o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Serviço:

Programação VIII Congresso Nacional dos Artesãos

Dia 19 de março de 2022 – Sábado

 

09h às 10h: PAB – Informação e Ações do Projeto de Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro – Palestrante: Fábio Silva;

10h: SEBRAE NACIONAL – Política de Formalização e Planejamento das Ações junto ao setor do Artesanato Brasileiro – Palestrantes: Cesar Risset (Gerente da Unidade de Competitividade Sebrae Nacional); Durcelice Cândida Mascêne (Coordenadora de Artesanato – Sebrae Nacional);

11h: às 12h30 – Almoço

13h30h às 14h: Apresentação das Feiras e Projetos para 2022  –  Palestrante: Hugo Toffoli (Diretor Técnico da Aderes);

14h às 14h40: Lei 13180/2015 – Regulamentação da Lei do Artesão e discussão do PL 1919/2021 – Aposentadoria do Artesão – Palestrante: Dra. Flávia Hagen Matias (Advogada, Mestra em Direito e Especialista em Direito Previdenciário pela Fundação Escola Superior do Ministério Público; Palestrante – Dra. Ingrid Emiliano (Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e em Direito Público, Sócia da Castro, Osório, Pedrassani & Advogados Associados);

14h40 às 15hs: SEBRAE (ES)  – Fortalecimento do Artesanato Capixaba – Palestrante:  Alisson Lepaus – Gestor do Projeto de Artesanato;

15h às 16h – COFFE BREAK    

16h às 16h30h – Homenagem aos Mestres Artesão – Palestrante – Mestra Vânia de Oliveira;

16h30 às 17h: Impacto da Pandemia no Artesanato – Palestrante – Maria da Graça Reis da Costa – Presidente da CONART;

 17h às 18h: Discussão nos grupos de trabalho;

19h30h – Jantar

Dia 20 de março – Domingo

08h às 09h: Café da manhã;

09h às 10h: Apresentação das Proposições Aprovadas nos dias 18 e 19 de março;                  

10h às 10h30: Eleição do estado que sediará o IX Congresso Nacional dos Artesãos;

10h30 às 11h: Encerramento do VIII Congresso Nacional do Artesão;

11h: Almoço

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas