A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta apresentou a Prestação de Contas do segundo quadrimestre de 2025, na última terça-feira (7), destacando avanços significativos na saúde local. Durante o evento, foi lançado o programa Saúde Mais Acolhedora, que visa promover a humanização e a melhoria do atendimento na rede municipal.
Entre maio e agosto de 2025, foram realizadas 17.819 consultas médicas, 7.086 atendimentos de enfermagem e 5.797 atendimentos odontológicos. A Atenção Especializada contabilizou 3.272 atendimentos em diversas especialidades e 5.111 atendimentos multiprofissionais, que incluem psicologia, fisioterapia e nutrição. O Pronto Atendimento registrou 20.635 atendimentos, enquanto o Pronto Socorro Infantil atendeu 4.779 crianças e adolescentes. Um dado relevante é que a fila de espera para consultas em oftalmologia foi completamente zerada.
A criação da Central de Veículos também foi um marco. Este novo sistema otimizou a frota, permitindo que 11.028 viagens de pacientes fossem realizadas para consultas e exames em outras cidades. Atualmente, a frota da Secretaria conta com 54 motoristas, 49 carros, 7 vans e 4 ambulâncias, assegurando a mobilidade dos pacientes com segurança.
Na área de Vigilância em Saúde, foram inspecionados 9.529 imóveis e 3.332 animais foram vacinados contra a raiva. Além disso, o município aplicou 12.954 doses de vacinas, mantendo a imunização ativa e eficaz.
A Ouvidoria SUS recebeu 97 manifestações no período, mostrando o envolvimento da população e refletindo um aumento nas sugestões e elogios, especialmente relacionados ao Pronto Atendimento Municipal e ao Pronto Socorro Infantil. O Setor de Agendamento teve resultados positivos, com a redução das faltas nas consultas, atingindo 10,59% no Estado e 11% no Centro de Especialidades.
O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Renato Lorencini, destacou que “a saúde é feita por pessoas e para pessoas”, reforçando o compromisso da gestão com um atendimento responsável e acolhedor. O programa Saúde Mais Acolhedora é mais que uma iniciativa, representando um movimento para aprimorar o atendimento ao cidadão em Anchieta.