PolíticaAçucena defende trâmites da Câmara e denuncia intimidação por cassação

Açucena defende trâmites da Câmara e denuncia intimidação por cassação

A vereadora de Cariacica, Açucena (PT), enfrenta um pedido de cassação de seu mandato, proposto pelo vereador Sérgio Camilo (União), que a acusa de quebra de decoro parlamentar. Durante a sessão da Câmara na última segunda-feira (30), Açucena denunciou que Camilo a ameaçou com mais dois pedidos semelhantes, caracterizando a situação como uma perseguição política.

O pedido de cassação foi lido pelo presidente da Câmara, Lelo Couto (MDB), e encaminhado à Procuradoria. Açucena declarou confiar nos trâmites da Casa, mas frisou que as acusações são infundadas e visam intimidar seu mandato. "Não tenho medo do Sérgio Camilo e dos pedidos dele", afirmou a vereadora, ressaltando a dificuldade de encontrar elementos jurídicos que sustentem o pedido.

Açucena questionou a motivação por trás das tentativas de intimidação, argumentando que seu mandato é crucial na luta por direitos como o acesso a remédios e consultas médicas. Seu papel de oposição se destaca, especialmente ao ter votado contra o aumento salarial dos secretários municipais. "O que nosso mandato significa? É o único de oposição", indagou.

Camilo, por sua vez, defendeu o pedido alegando que Açucena tem feito declarações inverídicas, atacando sua honra e imagem, especialmente relacionadas à sua ascensão à cadeira de vereador. O pedido solicita não apenas a cassação, mas também o afastamento imediato de Açucena, convocando seu suplente Alexandre Lemos.

No dia 18 de junho, a sociedade civil se mobilizou em defesa de Açucena, e apoiadores lançaram um abaixo-assinado intitulado "Manifesto Açucena Fica", destacando a transparência e a atuação participativa do mandato. O documento ressalta seu compromisso com as demandas do povo de Cariacica e suas contribuições significativas, como a presidência da Comissão pelos Direitos da Mulher e a autoria do projeto da Procuradoria da Mulher.

"Este é um momento crucial de resistência e unidade! O ataque ao mandato de Açucena é um ataque à luta coletiva", afirmam os apoiadores, convocando movimentos sociais e a população para defender a vereadora.


Reprodução

Fonte: Século Diário

spot_img

Top 5

Confira Mais

Piúma Moto Rock: cidade se transforma em paraíso para fãs de motos e rock

Piúma Moto Rock: A Cidade se Transforma em Shaker...

Anchieta realiza audiência pública sobre metas fiscais em 30 de setembro

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria da Fazenda,...

Piúma abre as portas para o VII Festival Internacional de Coros MUSICAR 2026

Piúma celebra abertura do VII Festival Internacional de Coros...

Cachoeiro enfrenta nova dinâmica eleitoral com mudanças entre candidatos em 2026

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, tradicional reduto eleitoral...

Abert solicita ao STF suspensão de MP que proíbe bets no Brasil

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão...

Inscrições abertas para eleição do Conselho de Política Cultural de Piúma

Inscrições Abertas para o Conselho Municipal de Política Cultural...

Candidatos da Serra buscam vagas na Assembleia e Câmara em eleições acirradas

No maior colégio eleitoral do Espírito Santo, a Serra,...

TRE-ES barra candidatura de Gilvan da Federal após condenação por violência política

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) foi condenado...