Aprovado Acordo Mercosul-União Europeia: Avanços e Compromissos Ambientais em Foco
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, celebrou a recentíssima aprovação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pela Comissão da UE, uma conquista que marca um passo significativo na formação da maior zona de livre comércio do mundo. Com mais de 25 anos de negociações, a conclusão deste pacto é vista como uma vitória estratégica, refletindo o comprometimento do Brasil com questões ambientais e a busca por um desenvolvimento sustentável. Em nota oficial, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) teceu elogios ao acordo, considerando-o equilibrado e em sintonia com os desafios sociais, econômicos e ambientais contemporâneos.
Marina Silva destacou que os termos acordados não só promovem o comércio mas também priorizam a preservação da natureza e o enfrentamento das mudanças climáticas, enfatizando que, em apenas três anos, o Brasil conseguiu reduzir o desmatamento na Amazônia em 50% e no Cerrado em 32,3%, enquanto simultaneamente abrindo mais de 500 novos mercados para o agronegócio brasileiro. “A condução dessa agenda pelo governo e os compromissos ambientais assumidos pelo Mercosul foram cruciais para a aprovação do acordo”, afirmou a ministra, sublinhando a confiança depositada no governo do presidente Lula para liderar um movimento sério e comprometido com as questões ambientais.
Entre os principais destaques do acordo estão a reafirmação de compromissos com a sustentabilidade e o reconhecimento da soberania dos países para definir seus padrões ambientais. Além disso, o pacto prevê a valoração dos serviços prestados pela natureza e o financiamento de iniciativas ambientais, com o objetivo de promover produtos da bioeconomia e bens sustentáveis. As salvaguardas estabelecidas visam prevenir impactos ambientais negativos, assegurando que a expansão do comércio contribua efetivamente para a promoção da sustentabilidade.
A matéria foi produzida com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). As imagens utilizadas são de responsabilidade da Agência Brasil.
Acordo Mercosul-UE está alinhado a objetivos ambientais, diz ministra
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

