Creches Municipais do Recife Abertas para Acolher Crianças Durante o Segundo Turno das Eleições
Neste domingo (25), as creches municipais do Recife, em Pernambuco, estarão à disposição das famílias para acolher crianças de eleitores que não têm com quem deixá-las ao irem votar. Ao todo, 34 unidades funcionarão das 8h às 13h, oferecendo um espaço seguro e divertido para os pequenos enquanto seus responsáveis exercem o direito ao voto. Essa medida, promovida pela Prefeitura do Recife, busca facilitar a participação da população nas eleições gerais, especialmente para as famílias que enfrentam dificuldades em encontrar cuidados temporários para seus filhos.
A iniciativa é voltada para crianças de até 3 anos e, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 176 crianças se inscreveram para participar do programa, cujas inscrições foram encerradas na última quarta-feira (21). Inicialmente, a proposta previa a abertura de 136 creches, mas o número foi ajustado para melhor atender à demanda das famílias. A secretária municipal de Educação, Cecília Cruz, enfatizou a importância de organizar o atendimento de forma responsável, garantindo que as necessidades das famílias fossem devidamente consideradas.
Para atender a essa demanda, quase mil profissionais da rede de ensino municipal se inscreveram espontaneamente para participar da ação. A Prefeitura do Recife anunciou que pagará uma gratificação a todos os trabalhadores que atuarem no domingo, seguindo critérios estabelecidos pela gestão municipal. As crianças sobressaltadas em cuidados dos educadores poderão participar de atividades lúdicas e recreativas, garantindo que a experiência não apenas seja segura, mas também prazerosa.
“Organizamos a abertura das unidades de acordo com a demanda das famílias, para que esse atendimento seja realizado de forma responsável e atenda às necessidades identificadas”, completou a secretária Cecília Cruz em nota oficial. Com essa ação, o Recife se junta a outras iniciativas em todo o Brasil que visam garantir que o acesso ao voto seja facilitado, promovendo a democracia e a inclusão social.
Recife abrirá 34 creches no domingo para facilitar o voto dos pais
Fonte: Agencia Brasil.
Educação

