InternacionalGoverno brasileiro expressa pesar por mortes em desastres no Nepal e na...

Governo brasileiro expressa pesar por mortes em desastres no Nepal e na China

Governo Brasileiro Lamenta Tragédia no Nepal e no Tibete Com Mortes e Desaparecidos

O governo brasileiro expressou suas condolências nesta quarta-feira (26) em face da devastação provocada por deslizamentos de terra e inundações no Nepal e na Região Administrativa Autônoma do Tibete, na China. Segundo informações oficiais, a tragédia resultou em pelo menos 157 mortes e deixou centenas de pessoas desaparecidas, impactando severamente as comunidades locais. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil destacou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas dessa calamidade, mas reafirmou o compromisso do país em oferecer assistência a seus cidadãos que possam estar na região afetada.

“Sentimos profundo pesar e solidariedade pelas famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo do Nepal e da China”, afirmou o Itamaraty em nota. O ministério informou que as Embaixadas do Brasil em Katmandu e Pequim estão monitorando de perto a situação, atentos aos desdobramentos do desastre natural. Para cidadãos brasileiros que estejam no Nepal, o plantão consular em Katmandu pode ser contatado pelo telefone +977 9801032381, enquanto os que se encontram na região do Tibete podem buscar assistência pelo telefone +86 138 0121 0722, disponível na Embaixada do Brasil em Pequim.

As câmeras de segurança registraram o momento dramático em que moradores da área tentavam escapar enquanto uma avalanche de lama e água arrastava construções e pontes na região de Rasuwa, localizada no Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o condado de Gyirong, no Tibete. O acidente prevenido por chuvas intensas, que ocasionaram o acúmulo de grandes volumes de gelo e rochas. Os danos materiais incluem a destruição do porto de Gyirong, que foi severamente atingido pela força da avalanche, trazendo à tona a vulnerabilidade das infraestruturas locais frente a fenômenos climáticos extremos.

Governo brasileiro lamenta mortes em avalanche no Nepal e na China

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta conquista 1º lugar no Ranking de Transparência do ES com nota máxima

Anchieta alcançou a nota máxima de 100 pontos e...

Avanço das obras do Centro de Reabilitação em Anchieta: laje concretada

As obras do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER)...

Lucro da Caixa sobe para R$ 3,9 bi no 2º trimestre de 2026

A Caixa Econômica Federal anunciou um lucro líquido recorrente...

Agenda dos Presidenciáveis: Entrevistas e Caminhadas Marcaram o Dia

Nesta quarta-feira (26), os candidatos à Presidência da República...

FPF e Liga F firmam parceria para impulsionar futebol feminino

Cooperação internacional fortalece o futebol feminino em São Paulo A...

Cachoeiro Stone Fair 2026: Evento destaca rochas naturais e gera negócios na cidade

A Cachoeiro Stone Fair 2026 teve sua abertura oficial...

Coral ArcelorMittal faz apresentação no Santuário de São José de Anchieta

O Santuário Nacional de São José de Anchieta se...

Candidatos de partidos independentes no Espírito Santo: quem são e suas estratégias?

Em um cenário eleitoral dinâmico no Espírito Santo, o...