Meio AmbienteRio cria comitê para monitorar e enfrentar efeitos do El Niño

Rio cria comitê para monitorar e enfrentar efeitos do El Niño

Rio de Janeiro Cria Comitê para Enfrentamento dos Efeitos do El Niño

Nesta sexta-feira (3), o governo do Estado do Rio de Janeiro lançou um novo decreto estabelecendo a criação do Comitê Estadual de Enfrentamento aos Efeitos do El Niño. A medida visa organizar e intensificar as ações e estratégias para monitorar, prevenir, preparar e responder aos impactos que o fenômeno climático pode acarretar no estado. O comitê será coordenado pela Secretaria de Defesa Civil, que já integra o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec), reunindo 18 órgãos e entidades estaduais, incluindo as secretarias de Saúde, Agricultura, Ambiente e Segurança Pública, além do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial, está associado a eventos climáticos extremos, como estiagens prolongadas, ondas de calor e incêndios florestais. A nova estrutura administrativa reunirá esforços para mitigar os impactos sobre a saúde pública, recursos hídricos, sistema energético e agropecuária, com especial atenção às populações mais vulneráveis. Durante o período ativo do monitoramento do El Niño, o comitê terá sua atuação prorrogada conforme necessário pelo governo fluminense.

Além de atuar em uma perspectiva intersetorial, o comitê contará com uma Sala de Situação do El Niño, que terá a responsabilidade de acompanhar continuamente indicadores climáticos e emitir boletins técnicos. A assessoria de imprensa do governo fluminense informou que essa unidade será fundamental para garantir respostas rápidas e coordenadas em situações de risco.

Para potencializar a capacidade de resposta, o novo comitê terá quatro câmaras técnicas permanentes dedicadas a áreas específicas: saúde e proteção social; agricultura, pecuária e segurança alimentar; incêndios florestais e proteção ambiental; além de infraestrutura, energia e recursos hídricos. Cada câmara será responsável por elaborar protocolos e planos de ação para enfrentar as mudanças nas condições climáticas impostas pelo fenômeno.

Rio de Janeiro cria comitê para enfrentar efeitos do El Niño no estado

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta é pentacampeã nas Olimpíadas da Melhor Idade com 36 medalhas conquistadas

Anchieta conquista pentacampeonato na Olimpíada Intermunicipal da Melhor Idade Anchieta...

Cachoeiro promove bate-papo sobre eleições do Conselho Municipal de Política Cultural

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Anchieta capacita 150 profissionais para atender crianças vítimas de violência

A Prefeitura de Anchieta está promovendo uma capacitação destinada...

Cachoeiro realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (22)

Neste sábado (22), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim,...

Fazenda estuda mudanças para aumentar crédito a motoristas de app

Mudanças no Programa Move Brasil Visam Aumentar Adesão de...

Anchieta promove Dia D de Multivacinação neste sábado; confira locais e horários!

Um alerta sobre a vacinação foi aceso em Anchieta...

Agenda dos candidatos à Presidência nesta quarta-feira

Campanhas Presidenciais Avançam com Propostas Diversificadas em Diferentes Regiões...

Prefeitura de Marataízes planeja ações contra o Super El Niño

Marataízes Intensifica Preparativos para Enfrentar os Efeitos do Super...

Prefeitura de Cachoeiro promove CRAS em Movimento e aproxima serviços da comunidade

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...