Incêndio em Marataízes: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Combatem Fogo em Área Verde
Marataízes, ES – Um incêndio de grandes proporções eclodiu nesta quarta-feira (3) em um terreno em frente à escola Maria da Glória Nunes Nemer, no bairro Belvederes, após um morador atear fogo em mato seco. Com a vegetação árida e ventos fortes, as chamas se propagaram rapidamente, gerando preocupação entre os moradores da região.
O coordenador da Defesa Civil, Jones Toledo, relatou que a equipe iniciou o combate ao incêndio imediatamente e recebeu suporte da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR). Devido à gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros foi chamado e enviou um caminhão auto-bomba para auxiliar nas operações de contenção, além de um caminhão-pipa da SEMSUR.
Apesar da dificuldade enfrentada pelas equipes de combate ao incêndio, conseguiu-se evitar que as chamas chegassem às residências próximas. No entanto, o foco de fogo na matinha da avenida Domingos Martins representava uma ameaça significativa à vegetação nativa e a propriedades próximas.
Após várias horas de esforço conjunto, as equipes conseguiram controlar e extinguir o incêndio, que devastou uma área de aproximadamente 65 mil m², equivalente a nove campos de futebol.
Jones Toledo fez um apelo à população, destacando os perigos de atear fogo em lotes e terrenos. “A prática é primitiva e proibida por lei. Aqueles que forem identificados podem responder judicialmente e sofrer sanções, incluindo multas,” alertou o coordenador da Defesa Civil.
Incêndios em terrenos baldios são comuns em períodos de estiagem, quando o mato fica propenso a pegar fogo. Segundo a Lei Federal 9605/98, que trata sobre crimes ambientais, o ato de provocar poluição que cause danos à saúde humana pode resultar em pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
O impacto das queimadas é grave, pois o fogo descontrolado pode afetar residências, lavouras e até redes elétricas, além de causar doenças respiratórias e a morte de animais. A limpeza de terrenos, segundo a Defesa Civil, deve ser realizada de forma mecânica, com o mato cortado e os detritos descartados em locais apropriados, como a área designada pela Prefeitura de Marataízes em São João do Jaboti.
A Coordenação de Defesa Civil é parte da Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial (SEDESP). As imagens relacionadas ao incêndio foram capturadas por equipes da Defesa Civil durante as operações de combate ao fogo.
A população é chamada a agir como fiscal do meio ambiente, mantendo terrenos limpos e denunciando práticas irregulares.

