Na recente agenda do senador Magno Malta, presidenta estadual do PL, na comunidade terapêutica de Santa Maria de Jetibá, a ausência de Ronan Fisioterapeuta, prefeito local, e de outros membros da sigla, gerou polêmica. A vereadora Enfermeira Eliza (PL) criticou publicamente a falta de respeito com a visita de uma das principais figuras da direita no Espírito Santo.
Eliza expressou sua insatisfação em discurso na Câmara Municipal, afirmando que “isso é falta de respeito, falta de consideração com Magno Malta”. Ela ressaltou que, apesar de ter avisado o prefeito e o vice, Rafael Pimentel, sobre o encontro, somente Pimentel visualizou a mensagem, sem responder. O vídeo de sua fala foi amplamente compartilhado nas redes sociais, com Malta reafirmando suas críticas em sua conta.
Apesar de seu alinhamento com o PL, Ronan Fisioterapeuta mantém uma relação com lideranças como o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o deputado federal Gilvan da Federal (PL), levantando discussões sobre sua posição política. O prefeito e o vice sofreram, inclusive, uma cassação de mandato em abril de 2025 por supostamente divulgarem uma pesquisa falsa, embora o Tribunal Regional Eleitoral tenha revertido a decisão posteriormente.
Dentre os desafios enfrentados pelo PL no estado, Ronan Fisioterapeuta se destaca como um dos únicos cinco prefeitos eleitos pela sigla, que lançou 50 candidatos durante a última eleição. Assim como Ronan, o prefeito Camarão de Muqui também se distanciou das diretrizes de Malta, ao declarar apoio ao governador Ricardo Ferraço (MDB), enquanto o senador negocia apoio a Lorenzo Pazolini (Republicanos) para a eleição deste ano.

Fonte: Século Diário

