CulturaPainel revela chances de negócio com UE após acordo Mercosul

Painel revela chances de negócio com UE após acordo Mercosul

Nova Ferramenta da ApexBrasil Incentiva Exportações para a União Europeia

São Paulo – Em um esforço para ampliar as exportações brasileiras, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apresentou na última sexta-feira (26) uma nova ferramenta chamada “Painel Acordo Mercosul-União Europeia: Oportunidades por Estado”. Este lançamento ocorreu no evento Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia, realizado em São Paulo, com presença de empresários, especialistas e autoridades, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O painel foi criado para ajudar empresas brasileiras a identificar quais produtos podem beneficiar-se de reduções ou eliminações de tarifas exportando para os 25 países membros da União Europeia. Atualmente, estão mapeadas 543 oportunidades de exportação com tarifa zero imediata. Os setores que podem aproveitar essas vantagens incluem alimentos, máquinas e equipamentos, produtos químicos, e artigos manufaturados.

O lançamento desta ferramenta é uma iniciativa conjunta da ApexBrasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Durante o evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que liderou o MDIC até abril, enfatizou a importância de se aproveitar as novas condições comerciais para ampliar as vendas e os negócios entre os dois blocos econômicos. “Com esse acordo Mercosul-União Europeia, pode crescer ainda mais a corrente de comércio, com o Brasil exportando mais, a União Europeia também, e com aumento dos investimentos no país”, afirmou Alckmin.

A União Europeia representa o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com um fluxo de comércio que alcança cerca de US$ 100 bilhões por ano. O bloco europeu é também responsável por metade dos investimentos estrangeiros diretos no Brasil. Diante desse cenário, a expectativa é que a nova ferramenta estimule especialmente as pequenas e médias empresas brasileiras, que atualmente têm uma participação limitada no comércio com a UE, a explorar efetivamente esse vasto mercado.

Laudemir Müller, presidente da ApexBrasil, ressaltou a importância da acessibilidade dessas oportunidades para as empresas: “A assinatura do acordo abre novas perspectivas para o comércio entre os dois blocos, mas é fundamental que essas oportunidades cheguem às empresas”. Com essa nova ferramenta, espera-se facilitar esse acesso e potencializar os benefícios do acordo bilateral.

A informação é acompanhada por imagens institucionais disponíveis através da Agência Brasil, autoria não especificada.

Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Cachoeiro realiza Noite de Homenagens durante a Festa de 2026

A Festa de Cachoeiro 2026 teve sua Noite de...

Polícia Civil do ES marca presença em desfile cívico por 136 anos de Cariacica

Polícia Civil do ES Comemora 136 Anos de Cariacica...

Prefeitura de Cachoeiro promove melhorias em praças e espaços de convivência comunitários

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com...

Família confirma morte de modelo brasiliense em terremoto na Venezuela

Brasiliense Vanessa Zacarias é Confirmada como Vítima do Terremoto...

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em operação na Ilha das Caieiras

Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação e prende...

Alterações no trânsito em Cachoeiro para desfile cívico escolar em 29 de junho

Nesta segunda-feira (29), a partir das 6h, haverá mudanças...

SINE de Anchieta oferece 59 novas vagas de emprego; confira detalhes!

O SINE de Anchieta abre oportunidades para quem busca...

Marataízes comemora reativação do sinal da TV aberta digital

Torre de TV no Alto Acapulco Retoma Transmissões em...

Formação digital capacita líderes comunitários nos biomas brasileiros

Programa Nacional de Formação em Cultura Digital é Lançado...