Os investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta têm proporcionado um avanço significativo no acesso da população a exames diagnósticos, o que reforça a capacidade de atendimento da rede pública local. Atualmente, o laboratório municipal oferece mais de 300 tipos de exames, desde análises rotineiras até procedimentos com maior complexidade, favorecendo o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes.
Durante a Prestação de Contas da Saúde referente ao primeiro quadrimestre de 2026, foram apresentadas estatísticas que evidenciam um expressivo crescimento na realização de exames laboratoriais e especializados. No total, foram realizados mais de 105 mil exames nos primeiros meses do ano. Somente o laboratório municipal efetuou 85.985 exames, representando um aumento de cerca de 31% em comparação com o último quadrimestre de 2025, quando foram registrados 65.754 procedimentos. O número de pacientes atendidos também subiu, de 5.897 para 6.353 usuários.
A ampliação da capacidade diagnóstica é evidente também nos exames realizados por laboratórios terceirizados, com 19.622 exames realizados, um aumento em relação aos 15.112 do período anterior, além do atendimento a 4.558 pacientes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renato Lorencini, os dados refletem o compromisso da gestão em proporcionar acesso mais rápido aos serviços de saúde. Ele ressaltou que, ao ampliar a oferta de exames, a agilidade nos diagnósticos e o início dos tratamentos se tornam mais eficazes, elevando a qualidade de vida da população.
Adicionalmente, a rede municipal também registrou 2.809 procedimentos na área de exames especializados, incluindo ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, holter e monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA).
Foto: [Nome do Fotógrafo]

