Meio AmbienteTécnicos federais em Roraima para mitigar desastres das chuvas

Técnicos federais em Roraima para mitigar desastres das chuvas

Roraima em Emergência: Chuvas Provocam Desastres e Mobilizam Equipes Técnicas do Governo

A situação em Roraima se agrava com a continuidade das chuvas, que já superaram a média histórica, resultando em alagamentos, inundações e a interrupção de rodovias essenciais no estado. Em resposta a essas adversidades, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) enviou uma equipe de técnicos para prestar assistência em situações de emergência. As previsões meteorológicas indicam que as chuvas persistirão nos próximos dias, aumentando a urgência de medidas efetivas para enfrentar os danos causados.

Os técnicos do MIDR têm a missão de auxiliar na solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência, na elaboração de planos de trabalho e na liberação de recursos federais destinados à assistência humanitária e à reconstrução da infraestrutura afetada. A equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) está em Boa Vista para reuniões com a Defesa Civil estadual, buscando o alinhamento das ações de resposta e monitoramento da gravidade da crise.

Estragos Causados pelas Chuvas

Os impactos das chuvas em Roraima são alarmantes, com 18 pontos críticos sendo monitorados, incluindo cinco bloqueios totais e três parciais em vias de acesso. Os municípios mais afetados são Bonfim, Uiramutã, Normandia, Alto Alegre, Amajari, São Luiz do Anauá, Cantá e Rorainópolis. De acordo com dados do MIDR, mais de 5,6 mil pessoas foram impactadas pelas condições climáticas extremas, mas até o momento, não há registro de mortes.

Na cidade de Bonfim, aproximadamente 100 famílias estão isoladas na região do Jacamim. Em Uiramutã, o acesso terrestre de comunidades indígenas foi severamente comprometido, enquanto em Normandia, áreas ribeirinhas às margens do Rio Maú enfrentam cheias. Os danos são visíveis em todo o estado, desafiando os esforços de resgate e assistência.

Orientações à População

A previsão para os próximos dias indica acúmulos de chuva que variam entre 50 e 100 milímetros por dia, com o centro-norte de Roraima sendo a região mais afetada, especialmente os municípios de Uiramutã, Bonfim, Normandia e Boa Vista. O governo alertou a população a permanecer atenta às comunicações das defesas civis, evitando áreas alagadas e não se abrigando em árvores. Em caso de trincas ou rachaduras nas paredes de suas residências, bem como no aumento do nível dos rios, a recomendação é procurar um abrigo seguro imediatamente.

Para mais informações, a população pode acessar os canais oficial de comunicação do governo, que oferecem detalhes atualizados sobre a situação e orientações essenciais para enfrentar o contexto de emergência.

Imagens referentes à situação foram fornecidas pela Agência Brasil.

Chuvas em Roraima: técnicos federais ajudam na resposta a desastres

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES apreende armas e smartphones em operação “O Paiol” em Ibatiba

Polícia Civil apreende seis armas e realiza prisão em...

Caminhada do Junho Violeta em Cachoeiro ocorrerá no dia 30 de junho às 8h

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a mudança...

Prefeitura de Anchieta anuncia resultado preliminar do Edital PNAB 2026

A Prefeitura de Anchieta, através da Gerência Municipal de...

Nova unidade do Senac em Cachoeiro amplia oportunidades de formação profissional

A nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial...

IPCA de maio registra 0,58%, queda em relação a abril de 0,67%

Inflação em Maio: IPCA Registra Variação de 0,58% O Índice...

Ancelotti aposta em bola parada e vê Brasil forte na Copa

Na véspera da estreia do Brasil na Copa do...

Marataízes Comemora Plantio de Mudas para Proteger Nascentes e Solo

Marataízes Lança Projeto de Reflorestamento para Preservação de Nascentes Nesta...

Vini Jr. afirma que Brasil está pronto para conquistar o título mundial

Vinícius Júnior se prepara para a Copa do Mundo:...

Obras do Anel Rodoviário do IBC avançam com nova etapa em Cachoeiro de Itapemirim

As obras de pavimentação na Rua Vicenzo Tedesco, no...