InternacionalFamília brasileira em Líbano é morta em ataque enquanto buscava roupas

Família brasileira em Líbano é morta em ataque enquanto buscava roupas

Tragédia Familiar: Brasileira-Libanesa Morre em Bombardeio de Israel no Líbano

Uma tragédia abalou a comunidade brasileira-libanesa com a morte de uma família em um ataque aéreo israelense na cidade de Burj Qalowayh, no sul do Líbano. No dia 26 de abril, o bombardeio destruiu a residência onde Manal Jaafar, de 47 anos, e seu filho Ali Ghassan Nader, de apenas 11, estavam buscando roupas e pertences após se refugiarem em Beirute devido ao conflito que se intensificou em março. O pai de Ali, Ghassan Nader, de 57 anos, também foi vítima da tragédia. Infelizmente, até o momento, os corpos não foram encontrados nos escombros da casa, que foi completamente devastada.

A família havia retornado ao sul do Líbano no último sábado, 25 de abril, com a esperança de reencontrar suas coisas após o cessar-fogo anunciado em 16 de abril. Bilal Nader, irmão de Ghassan e residente em Foz do Iguaçu (PR), revela que seu irmão não tinha vínculos com nenhum partido político e levava uma vida tranquila como agricultor em sua terra natal. “Ele era uma pessoa de bem, não tinha ligação com nada”, enfatiza Bilal, que planejava visitar seu irmão no mesmo dia do ataque, mas acabou dormindo na casa para retornar na manhã seguinte.

O bombardeio também feriu Kassam Nader, de 21 anos, outro filho do casal, que é estudante de computação e já recebeu alta hospitalar. O casal ainda tem dois filhos mais velhos que vivem e trabalham fora do país. A família morou no Brasil por mais de 15 anos e retornou ao Líbano em busca de uma vida mais próxima de suas raízes.

A preocupação em relação à segurança dos cidadãos na região destaca a contínua fragilidade do cessar-fogo. O governo israelense tem promovido ações militares, afirmando ser necessário para a segurança de suas fronteiras, enquanto grupos políticos como o Hezbollah reagem de forma assertiva às violações. A comunidade brasileira no Líbano, que conta com aproximadamente 22 mil pessoas, segue alerta, enquanto o Ministério das Relações Exteriores brasileiro já condenou os ataques que ocorreram durante o cessar-fogo.

As diferentes perspectivas sobre o conflito mesclam questões de segurança e direitos humanos, revelando um cenário tenso e cheio de incertezas para a população civil, que se vê entre as disputas de poder e as consequências devastadoras dos conflitos armados.


Foto da família: Menino Ali Ghassan Nader, de 11 anos, vivia com os pais em Bint Jbel, no Sul do Líbano. Foto: Manal Jaafar/Arquivo Pessoal.

Foto da casa destruída: A residência da família brasileira-libanesa foi destruída por um bombardeio de Israel. Foto: Manal Jaafar/Arquivo Pessoal.

Família brasileira morta por Israel buscava pertences no Sul do Líbano

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Fluminense e Vasco empatam em 0 a 0 na ida das oitavas da Copa do Brasil

Fluminense e Vasco Empatam Sem Gols na Ida das...

Desenrola Brasil 2.0 prorrogado até 31 de agosto

O Governo Federal prorrogou o prazo do programa Desenrola...

Cruzeiro domina e goleia Botafogo por 4 a 0 no Brasileirão Feminino

Cruzeiro Assombra com Goleada sobre Botafogo no Brasileirão Feminino Em...

Republicanos confirma Tarcísio de Freitas à reeleição em SP

O Partido Republicanos oficializou neste sábado (1), em São...

Guarda-vidas em Marataízes protegem baleias de redes de pesca

Guarda-vidas de Marataízes Realizam Ação Preventiva com Baleias no...

Etanol na gasolina: aumento gera debate sobre impactos veiculares

Aumento da Mistura de Etanol na Gasolina Gera Polêmica...

Limpeza especial revitaliza a orla de Marataízes para todos

Marataízes Intensifica Limpeza Urbana em Ação de Grande Escala Marataízes,...

Sete dos dez agrotóxicos mais vendidos no Brasil são banidos na UE

Colonialismo Químico: Brasil e o Uso de Agrotóxicos Proibidos...

Brasil e China: aliança para fortalecer soberania digital em IA

Brasil Assina Documentos para Criação da Organização Mundial de...