EconomiaProdução de motocicletas alcança 2º melhor trimestre histórico

Produção de motocicletas alcança 2º melhor trimestre histórico

Alta na Produção de Motocicletas Marca Primeiro Trimestre de 2023 no Polo Industrial de Manaus

As fabricantes de motocicletas localizadas no Polo Industrial de Manaus celebram um desempenho notável no primeiro trimestre de 2023, com a produção atingindo 561.448 unidades. Este número representa um aumento de 12,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando-se como o segundo melhor resultado da história, conforme divulgado hoje (9) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que se prepara para celebrar 50 anos de atividades em 2026.

No ranking da produção, as motocicletas de baixa cilindrada lideraram com 435.731 unidades, o equivalente a 77,6% do total. Em segundo lugar, as de média cilindrada contabilizaram 110.405 unidades (19,7%), seguidas pelas de alta cilindrada, que registraram 15.312 unidades (2,7%). O mês de março destacou-se, com a produção atingindo 212.716 unidades, marcando um crescimento de 34,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, além de ser um recorde histórico para o mês.

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, subsetiou o sucesso da produção, afirmando que o resultado do primeiro trimestre é “extremamente positivo”. Ele ressaltou que o Brasil se firma como o sexto maior produtor mundial de motocicletas. Além da produção, o mercado de vendas também obteve resultados recordes, somando 571.728 unidades no varejo de janeiro a março, um crescimento de 20,6% em relação a 2025. Só em março, foram licenciadas 221.618 unidades, representando um aumento de 33,5% em comparação com março do ano anterior.

Bento destacou que as vendas estão sólidas, impulsionadas por características como economia, mobilidade urbana e menor custo de aquisição. Contudo, ele expressou preocupação com possíveis impactos derivados de conflitos internacionais, especialmente os que afetam o preço do petróleo e a inflação, fatores que podem influenciar as condições do mercado interno.

Além disso, as exportações também mostraram crescimento, com um aumento de 18,6% no primeiro trimestre, totalizando 11.441 unidades, destacando-se a Argentina como principal mercado, impulsionada pela recuperação econômica do país vizinho. No mês de março, foram exportadas 4.606 unidades, um crescimento de 13,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Abraciclo projeta um crescimento de 4,5% na produção de motocicletas para 2023, estimando a fabricação de 2.070.000 unidades e um aumento nas vendas de 4,6%, totalizando 2.300.000 licenciamentos. As exportações também devem crescer, registrando uma previsão de 4,4% de aumento, com 45.000 unidades embarcadas.

Logotipo da Abraciclo

Fonte: Agência Brasil

Produção de motocicletas tem 2º melhor trimestre da história

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Gastos de turistas estrangeiros no Brasil alcançam R$ 25 bilhões

Turistas internacionais impulsionam recorde de gastos no Brasil Os turistas...

Polícia Civil e Militar prendem dois suspeitos em operação em Presidente Kennedy

Polícia Civil e Militar realizam operação em Presidente Kennedy,...

Polícia Civil elucida homicídio por disputa entre facções em Carapebus, Serra

Polícia Civil do ES conclui investigação de homicídio relacionado...

Polícia Civil do ES cumpre mandado de internação e recupera celular furtado

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Internação...

Festa de Cachoeiro 2026 atrai 30 mil pessoas com shows e atrações para famílias

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a segunda noite...

Congo supera Uzbequistão e avança, junto a Colômbia e Portugal.

República Democrática do Congo Faz História e Avança para...

Polícia Civil prende homem por ameaçar filho para evitar pensão alimentícia

Polícia Civil do ES Prende Homem Ameaçador com Apoio...

Programação da Festa de Cachoeiro 2026 inclui shows e celebrações religiosas

Neste domingo (28), a programação da Festa de Cachoeiro...

Brasil inicia ação de busca e resgate na Venezuela após terremoto

Brasil Despliega Força-Tarefa Humanitária em Resposta ao Terremoto na...