A vacinação contra a influenza já está disponível em Cachoeiro de Itapemirim, com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dando início à Estratégia Nacional de Vacinação 2026. A campanha, que começou nesta segunda-feira (30), visa minimizar complicações e internações relacionadas ao vírus da gripe, aliviando a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
A imunização é a principal linha de defesa contra a influenza, sendo realizada especialmente nos períodos de maior circulação do vírus. Os grupos prioritários abrangem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, e outras categorias como professores e profissionais de segurança.
Em Cachoeiro, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo a Policlínica Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu” e a Casa Rosa “Drª Glaura Moreira”, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Algumas unidades do programa Saúde na Hora oferecem horário estendido até as 18h, como as UBS Jardim Itapemirim e UBS Dr. Adonai Machado Albuquerque.
A coordenadora de Imunização, Horminda Gonçalves, ressalta a importância da participação da população na campanha vacinal. “A vacinação é essencial para proteger principalmente os grupos mais vulneráveis. Nosso objetivo é alcançar uma alta cobertura vacinal e evitar complicações causadas pela influenza”, afirma. Ela orienta que os membros do público-alvo busquem as unidades de saúde.
Cachoeiro de Itapemirim também programou um Dia D de vacinação para o dia 11 de abril, um sábado, com ações em diversas unidades de saúde. Para a região urbana com salas de vacinação, o atendimento ocorrerá das 8h às 13h em locais como a Policlínica Municipal de Saúde, Casa Rosa e UBS São Luiz Gonzaga. Nas regiões sem salas de vacina, o horário será das 8h às 12h para as UBS Vila Rica, Agostinho Simonato e União, que está em reforma.
A vacinação nas áreas rurais está agendada para das 9h às 12h nas UBS Coutinho, São Vicente, Independência, Gruta, Gironda e Monte Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro reitera que a vacinação é segura, gratuita e fundamental para proteção contra a influenza. É recomendado que os cidadãos pertencentes aos grupos prioritários procurem os pontos de vacinação munidos de documento de identificação, cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Foto: Pedro Jr/PMCI
Vacinação contra gripe começa em Cachoeiro e terá Dia D no próximo dia 11 – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

