Operação da Polícia Civil em Montanha Combate Tentativa de Homicídio e Atuação de Grupo Criminoso
Na última quinta-feira (19), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou uma operação no distrito de Vinhático, em Montanha. A ação, que visava cumprir dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, resultou na captura de um dos suspeitos de uma tentativa de homicídio qualificado ocorrida em dezembro de 2025.
O objetivo da operação foi não apenas capturar o suspeito, mas também desarticular a atuação de indivíduos ligados ao grupo criminoso autointitulado “Bonde do Playboy”, que supostamente tentava exercer controle social por meio de represálias na região.
As investigações indicam que o principal alvo, um homem de 21 anos, atuou em conjunto com um comparsa de 24 anos, motivados por vingança após alegações de importunação envolvendo uma menor de idade. O delegado Waldir Marins, titular da Delegacia de Polícia de Montanha, destacou que a vítima da tentativa de homicídio sobreviveu após um longo período de internação e conseguiu reconhecer os agressores. O comparsa já estava custodiado no sistema prisional, onde enfrenta acusações de homicídio consumado e tentativa de homicídio contra agentes da lei.
Durante a operação, o suspeito tentou evadir-se pela parte de trás da residência, correndo em direção a um terreno baldio. Com o acompanhamento das equipes de Policiais Civil e Militar, foi possível interceptá-lo após uma breve perseguição. Ao ser abordado, o suspeito ofereceu resistência, desferindo chutes e tentando impedir o uso de algemas, o que levou os agentes a empregar técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para contê-lo.
Após a contenção, foram realizadas buscas na residência do investigado, mas nada de ilícito foi localizado. O suspeito, então, indicou locais onde supostamente teria escondido armas e drogas, resultando em diligências em diferentes pontos da região. No entanto, nenhum material ilegal foi encontrado.
“Essa operação é resultado de uma investigação qualificada e demonstra a relevância de retirar de circulação indivíduos que se autodenominam ‘justiceiros’ para consolidar domínio territorial e intimidar moradores,” afirmou o delegado Waldir Marins.
O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia para as formalidades legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tentativa de homicídio e desarticulam grupo criminoso em Montanha, ES.
Fonte: Polícia Civil-ES.

