CulturaEmbaixador alerta: derrubar regime iraniano custará caro e será brutal

Embaixador alerta: derrubar regime iraniano custará caro e será brutal

Mudança de regime no Irã seria “hercúlea e sangrenta”, alerta embaixador André Veras

Em recentes declarações durante entrevista ao jornalista José Luiz Datena, no programa “Alô Alô Brasil” da Rádio Nacional, o embaixador do Brasil no Irã, André Veras, mencionou que a derrubada do regime islâmico iraniano por meio de forças militares estrangeiras representaria uma tarefa extremamente desafiadora e custosa. Esse cenário poderia resultar em graves repercussões econômicas no cenário global, segundo o diplomata.

Veras detalhou que apenas ataques aéreos seriam insuficientes para provocar uma mudança de regime, apontando que a discussão se amplia para o envio de tropas terrestres. O embaixador enfatizou as dificuldades de se operar em um território montanhoso e extenso como o do Irã, um país com uma robusta capacidade militar.

O embaixador reportou ainda que, mesmo após dez dias dos primeiros ataques aéreos por Estados Unidos e Israel, que resultaram na morte do aiatolá Ali Khamenei e centenas de civis, a infraestrutura básica iraniana como água, luz e gás continua operante, destacando a resiliência do país frente ao conflito.

Em outro importantíssimo ponto da entrevista, foi discutida a rápida nomeação de Seyyed Mojtaba Khamenei, filho do aiatolá falecido, como novo líder. Essa sucessão pode alimentar críticas internas dada a hereditariedade do cargo, numa nação onde a revolução islâmica de 1979 lutou justamente contra um regime monárquico hereditário.

Sobre a possibilidade de evacuação de brasileiros do território iraniano, Veras mencionou que ainda não é necessária uma operação especial, já que as fronteiras estão abertas e servindo de rota de fuga para aqueles que desejar sair.

Finalmente, o embaixador apontou para a possibilidade de uma solução diplomática para o conflito, ressaltando a urgência de uma economia global funcional, e os custos crescentes da guerra que, segundo ele, poderiam trazer mais racionalidade para o processo. A discussão segue sendo acompanhada de perto pelo embaixador, que mantém contato constante com o Itamaraty e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Embaixador do Brasil no Irã: derrubar o regime será tarefa sangrenta

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES Participa de Intercâmbio com COT da PF em Brasília

Polícia Civil do Espírito Santo realiza intercâmbio operacional com...

Governo do ES lança ‘192 Fácil’ e moderniza atendimento do SAMU 192

Governo do Estado Lança Aplicativo “192 Fácil” para...

Manchester City reafirma: Rodri não está à venda e futuro é com os Citizens

Real Madrid Monitora Situação de Rodri no Manchester City Na...

Polícia Civil de Aracruz cumpre prisão por roubo majorado em investigação

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Roubo Majorado...

Inscrições para Casamento Comunitário em Cachoeiro são prorrogadas até 16 de março

As inscrições para o Casamento Comunitário em Cachoeiro de...

Prefeitura de Anchieta avança na modernização de contratações com Contrata+ Brasil

A Prefeitura de Anchieta avança na modernização dos processos...

Falta de diesel no RS preocupa produtores durante colheita crucial

Falta de Óleo Diesel Preocupa Produtores Rurais do Rio...

Intervenções em praias: especialistas alertam para riscos ecológicos

Aumento do Avanço do Mar no Litoral Brasileiro Exige...

Inscrições abertas em Piúma para oficinas gratuitas de Artes Cênicas e Ukulele

Piúma oferece oportunidades culturais com oficinas gratuitas A cidade de...