Volume de Serviços no Brasil: Análise de Dezembro de 2025
Em dezembro de 2025, o volume de serviços no Brasil registrou uma queda de 0,4% em comparação ao mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta desaceleração interrompeu uma sequência de nove meses de crescimento no setor, que, ao longo desse período, acumulou um aumento de 3,6%. Apesar da queda, o volume de serviços superou em 3,4% o registrado em dezembro de 2024, marcando o vigésimo primeiro resultado positivo consecutivo.
De acordo com a pesquisa mensal do IBGE, o resultado de dezembro indicou um comportamento misto entre as atividades de serviços. O setor de transportes foi o principal responsável pela retração, com uma perda de 3,1%, influenciado principalmente pela queda nos transportes aéreo e terrestre, que tiveram recuos de 5,5% e 1,7%, respectivamente. Outras atividades que também apresentaram resultados negativos foram “outros serviços” (-3,4%) e “serviços profissionais” (-0,3%). As únicas variações positivas vieram dos setores de informação e comunicação (1,7%) e serviços prestados às famílias (1,1%).
Na média móvel trimestral do volume de serviços, não houve variação, mantendo-se estável em 0,0% em relação ao mês anterior, com três das cinco atividades exibindo resultados positivos. A pesquisa indicou que, no acumulado de janeiro a dezembro de 2025, o setor cresceu 2,8%, com contribuições favoráveis principalmente dos serviços de informação e comunicação (5,5%) e de transportes, serviços auxiliares e correio (2,3%).
Em termos regionais, houve recuitas no volume de serviços em 16 das 27 unidades da federação, destacando-se São Paulo (-0,3%) e Santa Catarina (-3,9%) como as mais afetadas. Em contra ponto, o Rio de Janeiro e Paraná apresentaram avanços de 1,3% e 1,5%, respectivamente.
O setor de turismo também apresentou resultados favoráveis, com um crescimento de 0,2% em comparação ao mês anterior, tornando-o 13,8% superior ao patamar anterior à pandemia (fevereiro de 2020). Frente a dezembro de 2024, as atividades turísticas também cresceram, indicando a recuperação da demanda neste setor.
Para mais informações sobre as estatísticas do IBGE, acesse aqui.
Volume de serviços recua 0,4% em dezembro e fecha 2025 com alta de 2,8%

