CulturaBrasil condena Israel por facilitar ocupação na Cisjordânia

Brasil condena Israel por facilitar ocupação na Cisjordânia

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou, por meio de uma nota oficial, uma enfática condenação às recentes medidas aprovadas pelo gabinete de segurança de Israel que simplificam a aquisição de propriedades por cidadãos israelenses na Cisjordânia, território reconhecido internacionalmente como parte do Estado da Palestina. Segundo o Itamaraty, as reformas nas políticas de registro de terras e o incremento de poderes a órgãos governamentais israelenses incentiva a ampliação dos assentamentos considerados ilegais sob a ótica do direito internacional.

Essas medidas foram divulgada pelo ministro da Fazenda israelense, Bezalel Smotrich, que descreveu a nova política como um método mais “simples e transparente” para a compra de terras nas áreas de Judeia e Samaria, nomes utilizados por Israel para denominar a Cisjordânia. A decisão tem sido criticada por facilitar a expansão territorial israelense em áreas de disputa, desconsiderando decisões prévias da Corte Internacional de Justiça que define a presença israelense na Cisjordânia como ilegal.

Diante disso, entidades palestinas como a Autoridade Palestina e o Hamas emitiram condenações veementes. O Hamas, através de uma nota, caracterizou a nova política israelense como parte de uma “política colonialista de anexação” e instigou a população palestina a resistir e confrontar essas ações. No último ano, uma campanha militar israelense resultou no deslocamento de 40 mil palestinos na região, a maior ação do tipo em duas décadas.

Em resposta às novas medidas e ao contexto crescente de tensão, o Itamaraty insta o governo de Israel a arquivar qualquer iniciativa que possa ser interpretada como anexação e que ameace a viabilidade de uma resolução pacífica baseada na coexistência de dois estados. Esta posição alinha-se com o apelo internacional por uma solução justa e sustentável para o conflito no Oriente Médio.

Brasil condena Israel por novas medidas para ocupar terras palestinas

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Reservatório em Marataízes promete fim de crise hídrica histórica

Marataízes Declara Utilidade Pública para Construção de Reservatório de...

Polícia Civil e Militar Prendem Dois e Apreendem Drogas em São Gabriel da Palha

Operação da Polícia Civil e Militar em São Gabriel...

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Marilândia

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de...

Fila do INSS chega a 1,8 milhão, o menor nível em 21 meses

Fila de requerimentos do INSS alcança menor nível em...

Mbappé brilha e França avança às oitavas com 3 a 0 sobre Suécia

França Garante Vaga nas Oitavas Após Vitória Contra a...

Polícia Civil apreende 22 aves em operação contra tráfico no bairro Aribiri

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende 22 Aves em...

92% das escolas já seguem nova lei contra celular

Brasília (DF) - Após um ano da aprovação da...

Exposição “Cachoeirenses Ausentes” valoriza contribuições de cidadãos para Cachoeiro

A exposição “Cachoeirenses Ausentes: Entre o Papel e a...