As instituições públicas de ensino superior que fazem parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciaram nesta quarta-feira (11) o processo de convocação dos candidatos que estão na lista de espera para as vagas que não foram ocupadas na chamada regular do processo seletivo de 2026.
O Sisu, plataforma que agrega vagas oferecidas por universidades públicas brasileiras, principalmente as federais e institutos federais, tem como critério para esses chamamentos a ordem na lista de espera, a modalidade de concorrência do candidato e a disponibilidade de vagas. Os interessados devem manter-se atentos às atualizações que são feitas diretamente nos sites das universidades envolvidas.
Para facilitar o acompanhamento, cada instituição de ensino publicará em seu edital todas as informações necessárias aos procedimentos de matrícula, incluindo prazos e documentos exigidos, bem como locais e horários de atendimento. O processo também pode contemplar procedimentos eletrônicos para o envio de documentação necessária.
Para aqueles que utilizaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 para certificação de conclusão do ensino médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma declaração digital, acessível na Página do Participante. Para obter a declaração, é necessário ter atingido ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação do Enem.
Este ano, o Sisu oferece um número recorde de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, segundo o Ministério da Educação (MEC). Deste total, 54,3% das vagas são oferecidas através da Lei de Cotas e de outras ações afirmativas próprias das instituições de ensino superior públicas. O MEC destacou que, em 2026, 99% das vagas foram preenchidas na chamada regular, com 271.789 candidatos aprovados de um total de 1,8 milhão de inscritos, marcando a maior edição da história do programa em termos de participação com 136 instituições públicas envolvidas por todo o país.
Para mais informações detalhadas, os candidatos devem acessar os canais oficiais de comunicação das universidades e do MEC.
Sisu 2026: universidades iniciam convocação de lista de espera
Educação

