Antônio José Seguro é eleito presidente de Portugal com mais de 3 milhões de votos
Em uma eleição que mobilizou mais de 11 milhões de cidadãos, o socialista Antônio José Seguro foi eleito hoje (8) o novo presidente de Portugal, alcançando a impressionante marca de 3,3 milhões de votos no segundo turno das eleições. A vitória de Seguro se deu em meio a um cenário de alta abstenção, que se aproximou de 50%, e diante da forte concorrência do candidato da extrema-direita, André Ventura, que obteve 1,6 milhão de votos. Esta eleição marca um momento significativo na política portuguesa, sendo apenas a quinta vez desde 1976 que um presidente ultrapassa a barreira dos 3 milhões de votos. O histórico líder socialista Mário Soares foi o único a conseguir esse feito em duas ocasiões.
Historicamente, as eleições presidenciais em Portugal têm refletido a transformação e a dinâmica da sociedade após o fim do período dictatorial. Desde 1976, quando se iniciaram as eleições democráticas, foram realizados 11 pleitos, e nomes como António Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, e Cavaco Silva marcaram a trajetória política do país. Neste contexto, a recente vitória de Seguro não só reitera a continuada importância do socialismo na política portuguesa, como também sinaliza um possível endurecimento da luta política contra as tendências extremistas que emergem na Europa.
Com o atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa completando seu mandato em março de 2026, António José Seguro terá a responsabilidade de conduzir o país em novas direções, enfrentando desafios internos e externos, além de consolidar a estabilidade democrática que Portugal alcançou nas últimas décadas.
A eleição foi organizada em um ambiente de polarização, onde a presença de candidatos da extrema-direita avivou debates sobre segurança, imigração e identidade nacional. Agora, com Seguro na presidência, a atenção estará voltada para as políticas que ele implementará e como elas afetarão o futuro do país.
Com informações da Agência Lusa
Socialista Antônio Seguro é eleito presidente de Portugal
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

