Professores da Educação Básica Têm Até Domingo para se Inscrever no Programa Caminhos Amefricanos
Os professores da educação básica de instituições públicas que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas têm uma oportunidade única de participar do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul, edição Panamá. As inscrições estão abertas até as 17h do próximo domingo, 8 de outubro, no horário de Brasília. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visa impulsionar a promoção da igualdade racial no Brasil por meio de intercâmbios internacionais que favorecem a troca de experiências e conhecimentos entre educadores.
O programa contempla 50 vagas para professores que atuam há, no mínimo, um ano em instituições de ensino públicas. Para se candidatar, é necessário possuir graduação em licenciatura reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e estar engajado em ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais e a história e cultura afro-brasileira e africana. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da plataforma da Capes, com um login ativo no portal Gov.br.
O intercâmbio para a edição Panamá está programado para ocorrer de maio de 2026, com duração de até 15 dias. Os selecionados desenvolverão atividades na Universidad de Panamá, participando de um evento científico e realizando visitas a escolas, museus e locais históricos, amplificando assim a discussão sobre educação e cultura africana e da diáspora africana.
O MIR se compromete a financiar o intercâmbio, o que inclui passagens aéreas, seguro saúde e custos relacionados à estadia. O resultado final, com os nomes dos selecionados, será divulgado até 30 de abril.
Para mais informações, os interessados podem acessar o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Programa leva professores de escolas públicas a intercâmbio no Panamá
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

