CulturaRio São Francisco ultrapassa cota de alerta em cidades mineiras e baianas

Rio São Francisco ultrapassa cota de alerta em cidades mineiras e baianas

O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio São Francisco alertou sobre a elevação dos níveis do rio em diversas cidades de Minas Gerais e da Bahia. Em Pedras de Maria da Cruz (MG), o nível alcançou 7,5 metros, aproximadamente 2 metros acima da cota considerada de inundação. As cidades mineiras e baianas estão enfrentando alagamentos, comprometendo áreas residenciais e impactando cerca de 150 mil moradores locais.

De acordo com o relatório emitido nesta quinta-feira (29), o Rio São Francisco tem registrado uma elevação preocupante de seu nível não apenas em Pedras de Maria da Cruz, mas também em São Francisco (MG), Carinhanha (BA) e Bom Jesus da Lapa (BA). Esses aumentos têm causado transbordamentos e consequentes inundações em diversas localidades.

Especialistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais classificam como “moderada” a possibilidade de ocorrência de enxurradas e outros problemas associados, como o entupimento de córregos e alagamento de áreas mais baixas com deficiências de drenagem.

Apesar da situação crítica em algumas cidades, o Serviço Geológico do Brasil aponta que mais da metade das estações de monitoramento ao longo do rio apresentam níveis abaixo da cota de alerta, indicando uma probabilidade menor de inundações iminentes nestas áreas.

As chuvas na Bacia do Rio São Francisco, que começaram em novembro, são esperadas para persistir até pelo menos março, contribuindo para a continuidade do cenário de alerta nas regiões afetadas.

É possível obter mais informações e atualizações sobre a situação hidrológica do Rio São Francisco acompanhando os boletins emitidos pelos órgãos responsáveis e por meio da reportagem especial da Rádio Nacional sobre o assunto.

Nível do Rio São Francisco ultrapassa cota de alerta

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro homenageia educadores e escolas por resultados na educação municipal

No coração de Cachoeiro de Itapemirim, a Prefeitura homenageou,...

SINE de Anchieta disponibiliza 13 vagas de emprego; aproveite essa oportunidade!

O SINE de Anchieta está disponibilizando 13 vagas de...

IBGE: Abate de bovinos e suínos cresce no 2° trimestre de 2026, aponta pesquisa

No 2º trimestre de 2026, o setor de produção...

Inscrições para Representantes do CMPCCI em Cachoeiro são prorrogadas até 15 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Oktober Fest Cachoeiro terá tributo da banda La Família 028 ao Charlie Brown Jr.

O 1º Oktober Fest Cachoeiro promete agitar o feriadão...

Agendas cheias marcam sexta dos presidenciáveis

Na reta final antes do primeiro turno das eleições...

IPCA-15 registra 0,70% em setembro, com alta de 1,10 ponto percentual em relação a agosto.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15...

Mudanças nos locais de votação são anunciadas pela Justiça Eleitoral em Anchieta

A Justiça Eleitoral, através da 17ª Zona Eleitoral do...

Chuva intensa e risco de tempestades nas eleições deste fim de semana

Instabilidade e Chuvas em Todo o Brasil Durante o...