23 de janeiro de 2026
EducaçãoCFM pode usar notas do Enamed para registro de médicos formandos

CFM pode usar notas do Enamed para registro de médicos formandos

Conselho Federal de Medicina propõe uso do Enamed como critério para registro de médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) está considerando utilizar as notas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) como um critério para conceder o registro profissional aos formandos em medicina. O CFM requisitou ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os microdados do exame, em busca de identificar os estudantes que obtiveram notas 1 ou 2, que são consideradas insuficientes para a prática médica. Apesar do pedido, o Inep ainda não confirmou se atenderá a solicitação. Na última terça-feira (20), o instituto divulgou informações sobre estudantes que fizeram a prova, incluindo dados acadêmicos e respostas a questionários socioeconômicos, mas sem identificar os alunos.

José Hiram Gallo, presidente do CFM, destacou que os resultados da primeira edição do Enamed foram discutidos em plenária. Ele mencionou: “Uma das propostas é fazer uma resolução para não registrar esses profissionais, mas ainda está em estudo no nosso jurídico”. O Enamed, criado em 2025, visa avaliar o nível de proficiência dos médicos formados ou próximos da graduação. Os primeiros resultados revelaram que cerca de um terço dos cursos avaliados apresentaram desempenho insuficiente, predominando entre as instituições privadas e municipais.

A obrigatoriedade do exame e seu uso como critério para o Exame Nacional de Residência (Enare) levanta discussões sobre a forma como os médicos são formados no Brasil. Gallo qualifica a situação atual como um “problema estrutural gravíssimo”, ressaltando a conexão entre a formação acadêmica e a prática em ambientes adequados. Ele defende sanções para faculdades com desempenhos baixos, enfatizando que apenas aquelas com notas altas deveriam operar livremente.

Nesse contexto, o CFM é apoiado pela Associação Médica Brasileira (AMB), que também defende a criação de um exame de proficiência como um requisito para o exercício da medicina. A AMB expressou “extrema preocupação” com os resultados do Enamed, citando que a atual legislação permite que médicos com formação insuficiente atuem, colocando a segurança dos pacientes em risco. Para a AMB, a expansão desordenada de cursos de medicina, sem a infraestrutura necessária para a formação adequada, compromete a qualidade do ensino.

Em contraponto, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) manifestou preocupação com o que considerou um “uso punitivo” do exame. A associação argumenta que a finalidade do Enamed é avaliar o desempenho em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e que não deve ser visto como um critério para habilitação profissional. A ABMES defendeu que 70% dos estudantes atingiram o nível de proficiência e criticou a falta de aviso prévio sobre os critérios de aprovação.

Enquanto o debate sobre a formação e a prática médica avança, está claro que o futuro da medicina no Brasil está em uma encruzilhada, com a busca por um equilíbrio entre qualidade educacional e a formação de profissionais aptos a atender as demandas da população.

CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Barcelona oferece Gavi e Casadó ao Atlético de Madrid por Julián Álvarez!

O Barcelona está em negociação para a possível contratação...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio no bairro São José, em Vitória

Homicídio no Bairro São José: Polícia Civil Finaliza Inquérito...

CMN reformula estatuto do FGC com foco na estabilidade financeira

Em meio ao pagamento de garantias devido à liquidação...

O futuro de Vinicius Júnior: R$ 6 bilhões em jogo entre Real Madrid e Al-Ahli

Vinicius Júnior pode ser o centro de uma transferência...

Governo do ES registra crescimento significativo no transporte aéreo estadual

Crescimento Acelerado do Transporte Aéreo no Espírito Santo nos...

Ex-vereador Léo Camargo participa de marcha de Nikolas Ferreira em Brasília

Léo Camargo, ex-vereador de Cachoeiro de Itapemirim e atualmente...

Anchieta observa crescimento no uso de veículos elétricos compartilhados

Anchieta se destaca como um exemplo de inovação e...

Morre Ronan Tyezer, técnico do Águia de Marabá, após acidente trágico

Luto no Futebol Paraense: Morre Ronan Tyezer, Técnico do...

Polícia Civil do ES captura casal por fraude em registros de CAC e venda ilegal de armas

Polícia Civil do ES Prende Casal Suspeito de Fraude...