EducaçãoCFM pode usar notas do Enamed para registro de médicos formandos

CFM pode usar notas do Enamed para registro de médicos formandos

Conselho Federal de Medicina propõe uso do Enamed como critério para registro de médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) está considerando utilizar as notas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) como um critério para conceder o registro profissional aos formandos em medicina. O CFM requisitou ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os microdados do exame, em busca de identificar os estudantes que obtiveram notas 1 ou 2, que são consideradas insuficientes para a prática médica. Apesar do pedido, o Inep ainda não confirmou se atenderá a solicitação. Na última terça-feira (20), o instituto divulgou informações sobre estudantes que fizeram a prova, incluindo dados acadêmicos e respostas a questionários socioeconômicos, mas sem identificar os alunos.

José Hiram Gallo, presidente do CFM, destacou que os resultados da primeira edição do Enamed foram discutidos em plenária. Ele mencionou: “Uma das propostas é fazer uma resolução para não registrar esses profissionais, mas ainda está em estudo no nosso jurídico”. O Enamed, criado em 2025, visa avaliar o nível de proficiência dos médicos formados ou próximos da graduação. Os primeiros resultados revelaram que cerca de um terço dos cursos avaliados apresentaram desempenho insuficiente, predominando entre as instituições privadas e municipais.

A obrigatoriedade do exame e seu uso como critério para o Exame Nacional de Residência (Enare) levanta discussões sobre a forma como os médicos são formados no Brasil. Gallo qualifica a situação atual como um “problema estrutural gravíssimo”, ressaltando a conexão entre a formação acadêmica e a prática em ambientes adequados. Ele defende sanções para faculdades com desempenhos baixos, enfatizando que apenas aquelas com notas altas deveriam operar livremente.

Nesse contexto, o CFM é apoiado pela Associação Médica Brasileira (AMB), que também defende a criação de um exame de proficiência como um requisito para o exercício da medicina. A AMB expressou “extrema preocupação” com os resultados do Enamed, citando que a atual legislação permite que médicos com formação insuficiente atuem, colocando a segurança dos pacientes em risco. Para a AMB, a expansão desordenada de cursos de medicina, sem a infraestrutura necessária para a formação adequada, compromete a qualidade do ensino.

Em contraponto, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) manifestou preocupação com o que considerou um “uso punitivo” do exame. A associação argumenta que a finalidade do Enamed é avaliar o desempenho em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e que não deve ser visto como um critério para habilitação profissional. A ABMES defendeu que 70% dos estudantes atingiram o nível de proficiência e criticou a falta de aviso prévio sobre os critérios de aprovação.

Enquanto o debate sobre a formação e a prática médica avança, está claro que o futuro da medicina no Brasil está em uma encruzilhada, com a busca por um equilíbrio entre qualidade educacional e a formação de profissionais aptos a atender as demandas da população.

CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio contra sogro em Viana

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Tentativa de...

Brasileiros brilham na Primeira Liga: Thiago Silva destaca-se pelo Porto!

O Campeonato Português chegou ao fim com o veteraníssimo...

Barcelona recua na busca por João Pedro após Chelsea confirmar Xabi Alonso como técnico

Barcelona Avalia Contratação de João Pedro, mas Encontro com...

PF prende hacker do Banco Master em Dubai com apoio da Interpol

Polícia Federal captura hacker envolvido no escândalo do Banco...

Articulações para o Senado no ES se congelam em meio a incertezas políticas

Cadeiras em disputa para o Senado Federal no Espírito...

Polícia Civil e PM prendem três por tráfico na 4ª fase da Operação “No Space”

Polícia Civil e PMES Deflagram Quarta Fase da Operação...

Governo do ES investe em alambrados para fortalecer segurança prisional

Investimento em Segurança Prisional: Fábrica de Alambrados Produz Sete...

Ricardo Ferraço e Lorenzo Pazolini: Diferenças Ideológicas ou Estilísticas?

Ricardo Ferraço (MDB) foi empossado como governador do Espírito...

Roma Almeja Yuri Alberto: Corinthians Aguardar Proposta para Fechar Negócio de R$ 118 Mi!

Yuri Alberto pode deixar o Corinthians para o futebol...