Brasileiro João Fonseca é eliminado na estreia do Aberto da Austrália
O tenista brasileiro João Fonseca, de 19 anos e 32º colocado no ranking mundial, enfrentou uma dura realidade ao ser eliminado na primeira rodada do Aberto da Austrália, realizado em Melbourne, na manhã desta terça-feira (20). O carioca perdeu para o norte-americano Eliot Spizzirri (89º no ranking) em um embate que durou 2h41min, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2. A partida marcou a estreia de Fonseca na temporada 2026, após um período complicado de recuperação de lesões. Valendo-se de uma lombalgia que o afastou de competições anteriores, o jovem atleta teve que adiar sua participação nos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide para tratar suas dores.
Em uma declaração após a derrota, Fonseca expressou sua necessidade de mais tempo para se recuperar plenamente. “Desde o início de Brisbane eu não estava jogando, depois voltei, mas de forma lenta. Fiquei quase 15 dias sem treinar a 100%”, comentou o tenista, que se mostrava esperançoso, apesar da eliminação. “Minhas costas estão 100%, estou saudável de novo. Faltou ritmo, mas foi uma experiência importante para conhecer meus limites”, acrescentou.
Sua eliminação trouxe uma sequência de desfalques para o Brasil no torneio, pois a paulista Beatriz Haddad Maia também não avançou, sendo derrotada na estreia. Com isso, o Brasil não possui mais representantes na chave de simples do Grand Slam australiano.
Duplas brasileiras ainda em disputa
Apesar das eliminações em simples, os tenistas brasileiros ainda têm chance nas duplas. Luisa Stefani, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, estreia no torneio enfrentando a dupla norte-americana McCartney Kessler e Jessica Pegula. Este será o primeiro jogo da dupla na temporada, após a retomada da parceria.
Adicionalmente, a dupla formada pela paulista Laura Pigossi e a tcheca Sára Bejlek enfrentará as tchecas Jesika Maleckova e Miriam Kolodziej. No masculino, a partir da madrugada de quarta-feira (21), Rafael Matos e Orlando Luz irão jogar contra os holandeses Jesper de Jong e Sem Verbeek.
O desempenho das duplas brasileiras será crucial para que o país continue representado no Aberto da Austrália, uma vez que as chaves de simples já se mostraram desfavoráveis.
Resultados de outras duplas
Resumindo, outras duplas brasileiras também tiveram seus desafios. A parceria da carioca Ingrid Gamarra com a filipina Alexandra Eala foi eliminada após uma derrota para a polonesa Magda Linette e a japonesa Shuko Aoyama. Já a dupla do gaúcho Marcelo Demoliner junto com o holandês Jean-Julien Rojer também não conseguiu avançar, sendo derrotada pelos cazaques Alexander Bublik e Andriy Shevchenko.
Os desafios para os tenistas brasileiros, tanto em simples quanto em duplas, refletem o nível competitivo elevado do Aberto da Austrália, à medida que a temporada de 2026 se desenrola.
Imagens: Reuters/Edgar Su e Divulgação/ZDL Sports
Fora de ritmo, João Fonseca cai na estreia do Aberto da Austrália
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

