23 de janeiro de 2026
InternacionalLula critica intervenções dos EUA na Venezuela e defende diálogo global

Lula critica intervenções dos EUA na Venezuela e defende diálogo global

Lula Critica Intervenções Militares dos EUA e Defende Soberania Latino-Americana em Artigo no The New York Times

Neste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um artigo no jornal The New York Times, no qual condena os bombardeios dos Estados Unidos em território venezuelano e a recente “captura” do presidente Nicolás Maduro, considerando ambos eventos como parte de uma tendência alarmante de erosão do direito internacional. Lula destaca que essas ações vão contra a ordem multilateral estabelecida após a Segunda Guerra Mundial e criticam a crescente utilização da força por potências globais em detrimento dos mecanismos de resolução pacífica de conflitos.

Lula enfatiza que a seletividade na aplicação das normas internacionais compromete a estabilidade e a paz globais. “Quando o uso da força para resolver disputas deixa de ser exceção e passa a ser regra, a paz, a segurança e a estabilidade globais ficam ameaçadas”, alerta o presidente brasileiro. Para ele, essa anomia não afeta apenas os Estados individualmente, mas todo o sistema internacional, tornando mais difícil a construção de sociedades democráticas e inclusivas.

O presidente também aborda a questão da responsabilidade de chefes de Estado, afirmando que, embora possam ser responsabilizados por ações que atentem contra a democracia, não cabe a outros Estados se arrogarem o direito de fazer justiça de forma unilateral. Ele destaca que práticas unilaterais promovem a instabilidade e a desorganização do comércio, ao mesmo tempo em que aumentam o fluxo de refugiados e dificultam a luta contra o crime organizado.

Nos últimos dois séculos, o continente sul-americano nunca enfrentou um ataque militar direto por parte dos Estados Unidos e, segundo Lula, isso é particularmente preocupante. O presidente ressalta que a América Latina, com mais de 660 milhões de habitantes, tem seus próprios interesses e aspirações a serem respeitados, advertindo que “nenhum país deveria ter suas relações externas questionadas por buscar a universalidade”.

Lula defende ainda a necessidade de uma agenda regional que atraia investimentos em infraestrutura e promova emprego e renda dentro da América Latina. Ele acredita que a cooperação é vital para enfrentar desafios como a fome, a pobreza, o tráfico de drogas e as mudanças climáticas. “O futuro da Venezuela, assim como o de qualquer outro país, deve permanecer nas mãos de seu povo”, afirma, enfatizando a importância de um processo político inclusivo e liderado pelos próprios venezuelanos.

Por fim, Lula reafirma o compromisso do Brasil em manter uma relação de cooperação com a Venezuela e fortalecer a colaboração bilateral, mencionando a necessidade de unir esforços com os Estados Unidos em áreas como investimento, comércio e combate ao crime organizado, destacando que somente juntos podem enfrentar os desafios que permeiam o continente americano.

As informações foram divulgadas no site do Governo Federal e podem ser acessadas por meio do link (inserir link do site).

Lula critica ações dos EUA na Venezuela e defende multilateralismo

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Edital do Governo do ES regula uso de imagens do Capixabão 2026 pela mídia

Edital de Chamamento Público da Fundação Carmélia Permite Uso...

Polícia Civil do ES Recupera 24 Cabeças de Gado Furtojadas em Jerônimo Monteiro

Polícia Civil do ES Recupera 24 Cabeças de Gado...

Barcelona oferece Gavi e Casadó ao Atlético de Madrid por Julián Álvarez!

O Barcelona está em negociação para a possível contratação...

Manchester United acelera renovação de Mainoo após saída de Casemiro!

O Manchester United está intensificando as negociações para a...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio no bairro São José, em Vitória

Homicídio no Bairro São José: Polícia Civil Finaliza Inquérito...

CMN reformula estatuto do FGC com foco na estabilidade financeira

Em meio ao pagamento de garantias devido à liquidação...

O futuro de Vinicius Júnior: R$ 6 bilhões em jogo entre Real Madrid e Al-Ahli

Vinicius Júnior pode ser o centro de uma transferência...

Brasil critica demolição de sede da ONU em Jerusalém Oriental

Governo Brasileiro Condena Demolição de Sede da UNRWA em...

Governo do ES registra crescimento significativo no transporte aéreo estadual

Crescimento Acelerado do Transporte Aéreo no Espírito Santo nos...