Governo ESNovos conselheiros do CERF tomam posse pelo Governo do ES para 2026/2027

Novos conselheiros do CERF tomam posse pelo Governo do ES para 2026/2027

Novos Membros do Conselho Estadual de Recursos Fiscais (CERF) Tomam Posse para o Biênio 2026/2027 em Vitória

Na última sexta-feira (09), ocorreu a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Recursos Fiscais (CERF), para o biênio 2026/2027. O evento, realizado na Secretaria da Fazenda (Sefaz) em Vitória, contou com a presença de auditores fiscais, gestores da Sefaz, e representantes das federações que compõem o Conselho, além do Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos, Livio Oliveira Ramalho.

O CERF, que atua como órgão de deliberação coletiva, é responsável por julgar em última instância administrativa os recursos referentes às decisões sobre lançamentos de tributos e penalidades por infrações à legislação tributária. A nova composição do Conselho é formada por 24 conselheiros, incluindo quatro procuradores, um presidente e uma secretária-executiva. Dentre os 16 conselheiros titulares, dois são procuradores titulares, e os membros estão organizados em duas Câmaras de Julgamento. Cada Câmara é composta por quatro representantes da Sefaz e quatro representantes das federações: FAES, Fecomércio e Findes, além da OCB-ES.

Durante a solenidade, o auditor fiscal e presidente do CERF, Sergio Pereira Ricardo, apresentou os resultados obtidos pelo Conselho no último ano. Em 2023, o CERF julgou 607 recursos, com um montante total em questão de aproximadamente R$ 1,4 bilhão. A média de julgamentos nos últimos três anos variou em torno de 620 recursos por ano. Destaca-se que, em 2025, o tempo médio entre a lavratura de um auto de infração e seu julgamento definitivo pelo CERF foi reduzido para 1,48 ano, representando uma diminuição de 68,44% em relação a 2019.

O presidente do CERF também cumprimentou os novos conselheiros empossados, expressando confiança em seu trabalho. “Agradeço aos conselheiros cujo mandato se encerrou em dezembro e dou as boas-vindas aos novos membros do Conselho. Tenho certeza de que cumprirã seu dever com sabedoria e imparcialidade, conforme a sociedade merece e espera”, afirmou. Sergio Pereira destacou que o primeiro ano do novo biênio já apresenta o desafio de julgar 804 recursos que estão em tramitação, com um valor total de R$ 3,35 bilhões.

O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, enfatizou que o trabalho realizado pelo CERF está em constante evolução, demonstrando a maturidade institucional e o empenho das equipes. “Os números são expressivos e confirmam que estamos avançando na direção certa, em busca pela excelência no atendimento ao cidadão”, declarou. Costa ressaltou a importância da cooperação entre conselheiros, procuradores e auditores fiscais, que atuam com responsabilidade e espírito público.

O secretário também abordou os desafios futuros, especialmente em relação às mudanças estruturais trazidas pela reforma tributária. “Nos próximos anos, teremos desafios ainda maiores, exigindo preparo técnico, diálogo e comprometimento institucional”, ressaltou. Ele reafirmou que o CERF e a Sefaz permanecem centrados no cidadão.

Por fim, o vice-presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), José Carlos Bergamim, expressou confiança nas perspectivas do trabalho realizado pelo órgão, considerando fundamental a atuação do CERF para a segurança jurídica do setor produtivo. “A qualidade técnica e a celeridade dos julgamentos contribuem para uma solução mais ágil das demandas, representando um ganho significativo para o Estado e fortalecendo um ambiente propício ao desenvolvimento econômico”, concluiu.

Composição do CERF para o Biênio 2026/2027

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz)

  • Titulares:

    • André Luiz Figueiredo Rosa
    • Arthur Carlos Teixeira Nunes
    • Bismarck Jaime de Menezes
    • Erika Jamile Demoner
    • Hudson de Souza Carvalho
    • Jonathas de Oliveira Cerqueira
    • Luiz Cláudio Nogueira de Souza
    • Valquimar Raasch
  • Suplentes:

    • Alex Favalessa dos Santos
    • Ana Carolina Pedrini Comério
    • Gustavo Juliano Leitão da Cruz
    • Lívia Delboni Lemos

Representantes da Federação da Agricultura do Estado (FAES)

  • Titulares:

    • João de Amaral Filho
    • Maria Christina Alvarenga de Araújo
  • Suplente:

    • Karla Renata Braz de Assis

Representantes da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio)

  • Titulares:

    • Marco Túlio Ribeiro Fialho
    • Sandro Americano Câmara
  • Suplente:

    • Roberto Schulze

Representantes da Federação das Indústrias do Estado (Findes)

  • Titulares:

    • Thiago de Souza Pimenta
    • Thiago Nader Passos
  • Suplente:

    • Thiago Carvalho de Oliveira

Representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES)

  • Titulares:

    • Arlan Simões Taufner
    • Victor Henrique Ribeiro Lima
  • Suplente:

    • Rafael Ricci França.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Piúma celebra Dia Mundial de Limpeza das Praias com mutirão na Ilha do Gambá

Piúma promove Dia Mundial de Limpeza das Praias com...

SINE de Anchieta oferece 13 vagas de emprego; confira e participe!

O SINE de Anchieta está com 13 vagas de...

Piúma tem Prestação de Contas de 2024 aprovada pelo TCE-ES com sucesso

Prefeitura de Piúma tem contas de 2024 aprovadas pelo...

Cachoeiro celebra o Dia da Pessoa Idosa com encontro e atividades culturais

Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Dia Nacional da Pessoa...

Produção industrial em agosto de 2026 registra queda de 0,6%, segundo IBGE

Em agosto de 2026, a produção industrial no Brasil...

Piúma Moto Rock: cidade se transforma em paraíso para fãs de motos e rock

Piúma Moto Rock: A Cidade se Transforma em Shaker...

Anchieta realiza audiência pública sobre metas fiscais em 30 de setembro

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria da Fazenda,...

Piúma abre as portas para o VII Festival Internacional de Coros MUSICAR 2026

Piúma celebra abertura do VII Festival Internacional de Coros...