InternacionalCuba denuncia ataque dos EUA à Venezuela e defende a paz na...

Cuba denuncia ataque dos EUA à Venezuela e defende a paz na região

Denúncia de “Ataque Criminoso” dos EUA à Venezuela Repercutem em Cuba

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, fez uma contundente denúncia neste sábado sobre o que classificou como um “ataque criminoso” dos Estados Unidos contra a Venezuela, afirmando que a “nossa #ZonaDePaz está sendo brutalmente atacada”. A declaração foi feita por meio de suas redes sociais e faz parte de uma série de condenações que emergiram na região em resposta à agressão militar direta contra o território venezuelano. A situação se tornou ainda mais crítica com a confirmação do governo da Venezuela de uma “agressão militar muito grave” contra locais civis e militares, particularmente em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

Díaz-Canel reforçou que esse ato se configura como “terrorismo de estado contra o bravo povo venezuelano e contra a nossa América”, sublinhando assim a solidariedade de Cuba com o governo de Nicolás Maduro. O apelo para uma “resposta urgente da comunidade internacional” foi ecoado pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, que descreveu os bombardeios como “atos covardes contra uma nação que não atacou os EUA nem qualquer outro país”.

A resposta venezuelana à situação inclui o desdobramento imediato do Comando de Defesa Integral da Nação, com as autoridades locais mobilizando os órgãos de defesa em todos os estados e municípios do país. O primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, também se manifestou, afirmando que os ataques exigem uma urgente mobilização internacional para defender a América Latina e o Caribe como uma Zona de Paz.

As tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela têm sido históricas, exacerbadas pelo embargo econômico em vigor contra Cuba, um aliado estratégico de Caracas. Com as recentes ações militares, a região observa com cautela o desenrolar da situação, e a capacidade de resposta das nações latino-americanas será testada diante das ameaças vigilantes que pairam sobre a soberania da Venezuela.

Agência Brasil

Cuba condena “ataque criminoso” dos EUA contra a Venezuela

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...