CulturaSTF marca 3 anos de atos golpistas com evento especial

STF marca 3 anos de atos golpistas com evento especial

STF Rememora Atos Golpistas com Evento “Democracia Inabalada” em Brasília

Na próxima segunda-feira, 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) sediará um relevante evento em Brasília, denominado “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”. A data marcará o terceiro aniversário dos atos golpistas que abalaram a nação, quando seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios governamentais exigindo uma intervenção militar.

A agenda do dia incluirá a inauguração da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, que será montada no Espaço do Servidor, no STF, seguida pela estreia do documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução” no Museu do tribunal. Profissionais de imprensa participarão de uma discussão sobre os eventos, que precederá a mesa-redonda intitulada “Um dia para não esquecer”, a ser realizada no salão nobre do STF.

Revisitando os traumáticos eventos de 2022, quando movimentos golpistas se intensificaram após a derrota eleitoral de Bolsonaro, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, ressaltou durante uma cerimônia recente que tais ações representam a “face visível” de uma ameaça mais profunda à democracia brasileira. Segundo Fachin, é crucial recordar esses momentos com a seriedade que merecem, para tanto aprender com eles quanto seguir adiante sem apagar sua memória histórica.

Os eventos de 8 de janeiro incluíram ações extremas, como o bloqueio de rodovias e a montagem de acampamentos golpistas, além de incidentes violentos como a colocação de uma bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília e a invasão de uma delegacia da Polícia Federal. Esses atos culminaram na condenação de Bolsonaro e alguns de seus aliados próximos, acusados de conspirar contra os resultados eleitorais e instigar a subversão constitucional.

Este evento no STF serve não apenas para relembrar os perigos enfrentados pela democracia brasileira, mas também para reafirmar compromissos com a justiça e a manutenção da ordem constitucional.

STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Volume de serviços mantém estabilidade de 0,0% em junho de 2026 no Brasil

Volume de Serviços no Brasil se Mantém Estável em...

Marataízes conquista 7ª posição em qualidade de vida no ES

Marataízes se Destaca no Índice de Progresso Social do...

Enfermagem em Marataízes: Capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar

Curso de Ressuscitação Cardiopulmonar é Realizado em Marataízes Na última...

Mutirão Marataízes em Ação leva serviços essenciais a Brejo dos Patos

Marataízes em Ação: Mutirão de Serviços Chega a Imburi...

Surf e Música Agitam a Praia da Maria Neném em Piúma Neste Fim de Semana

Campeonato de Surf Piúma agita a Praia da Maria...

Marataízes comemora a inauguração de duas novas brinquedopraças

Marataízes Inaugura Nova Brinquedopraça: Uma Iniciativa em Prol das...

Serviços mantêm estabilidade em junho e crescem 2% no semestre

Setor de Serviços Cresce 2% no Primeiro Semestre de...

SINE de Anchieta abre 24 oportunidades de emprego; saiba como se candidatar!

O SINE de Anchieta amplia as oportunidades de emprego,...

Tufão Dolphin provoca inundações e caos em Pequim

China Enfrenta Tufão Devastador: Inundações Severas em Pequim Pequim e...