O Brasil definiu as atletas que irão representar o país nas competições de ginástica rítmica (GR) ao longo de 2026. O anúncio, realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) nesta segunda-feira (22), nomeou os times para as provas de conjunto e individuais.
Segundo Camila Ferezin, técnica da seleção adulta de ginástica rítmica de conjunto e coordenadora geral de seleções de GR, o sucesso de 2025, que trouxe medalhas de prata no Mundial e ouro nos Pan-Americanos, inspirou a manutenção do número de atletas para o próximo ano: “Nosso objetivo é manter tudo que deu certo neste ano tão vitorioso”.
No Mundial realizado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro em agosto, a equipe formada por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha destacou-se ao conquistar a medalha de prata na final da série mista, sob os acordes de “Evidências”. O Brasil obteve, também, uma inédita medalha prateada na prova geral.
Entre as convocadas para a seleção de conjunto estão atletas de várias regiões do país, destacando-se Andrielly Letícia Cichovicz (SC), Bárbara Vitória Urquiza Galvão (AL), e Marianne Giovacchini dos Santos (SP). As competidoras individuais selecionadas foram Barbara de Kassia Godoy Domingos (PR), Geovanna Santos da Silva (ES) e Maria Eduarda Alexandre (PR), prometendo forte presença brasileira em ambas categorias.
Os treinamentos e competições futuras das seleções de ginástica rítmica prometem continuar a trajetória de sucesso, fortalecendo o esporte no cenário nacional e internacional. Todos os olhares estarão voltados para estas atletas que carregam não só suas fitas e arcos, mas também as esperanças de um país inteiro.
CBG convoca seleção brasileira de ginástica rítmica para 2026
Esportes

