Em 2025, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim registrou avanços significativos, ampliando a distribuição de alimentos frescos e fortalecendo políticas sociais para milhares de famílias. Com planejamento adequado e presença territorial, a Semdes destacou seu compromisso com a redução das desigualdades sociais, promovendo dignidade e proteção social.
As nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram 26.957 atendimentos na Proteção Social Básica. O Cadastro Único e a Central de Benefícios atenderam 18.918 pessoas, enquanto o Centro POP ofereceu 9.044 atendimentos à população em situação de rua, servindo 7.785 refeições. O trabalho também incluiu 1.599 ocorrências atendidas pelos Conselhos Tutelares e 425 atendimentos no Centro de Convivência Vovó Matilde para idosos.
Uma reforma significativa no CRAS Village foi realizada, melhorando as condições de atendimento e acolhimento. Entre os programas estratégicos, o ACESSUAS atendeu 289 pessoas, com 115 concluindo cursos profissionalizantes. O Programa Criança Feliz se destacou com 693 atendimentos e o município conquistou o 2º lugar no concurso BPIC, no eixo Contra a Violência na Primeira Infância.
O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), aprovado em 2025, estabelece diretrizes para políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos pelos próximos dez anos, alinhando-se ao Marco Legal da Primeira Infância com um diagnóstico territorial e metas para fortalecer a rede de proteção à infância.
Em termos de inclusão produtiva, 510 formandos foram alcançados pelo Programa Qualificar ES. O Banco de Alimentos reestruturado ampliou em mais de 40% sua distribuição, com 2.402 Cestas Verdes, 9.396 cestas básicas e mais de 137 toneladas de alimentos para famílias. A Padaria Comunitária foi um avanço histórico, com produção estimada de até 36 mil pães por mês.
Economicamente, a Semdes obteve uma economia histórica de R$ 2,5 milhões, aumentando o repasse às entidades conveniadas em R$ 593.599,27. O Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) para 2026–2029 foi aprovado, definindo diretrizes e metas para ações socioassistenciais.
Os esforços em situações de emergência também foram notáveis, como a assistência a 228 pessoas durante a enchente em Pacotuba, que compreendeu distribuição de alimentos, água potável e itens essenciais. A estrutura da rede de acolhimento foi aprimorada, com a nova sede do SAAF garantindo maior segurança.
O fortalecimento de parcerias com entidades e a sociedade civil ampliou o alcance das políticas públicas, como demonstrado na 40ª Feira da Bondade, que reuniu cerca de 30 mil pessoas e arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos. O ano se encerrou com o Natal Solidário, que incluiu a Caminhada do Natal dos Idosos e ações de afeto.
Os esforços em Cachoeiro de Itapemirim, ao longo de 2025, resultaram em mais de 60 mil atendimentos, 180 toneladas de alimentos distribuídos e uma significativa economia, fundamentando as bases para ações futuras voltadas a uma cidade mais justa e socialmente responsável.
Foto: Wallace Hull/PMCI, Márcia Leal/PMCI e Divulgação/PMCI
Semdes consolida avanços e fortalece a política de assistência social de Cachoeiro em 2025 – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

