Inauguração da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai Promete Facilitar o Comércio e o Turismo Entre as Nações
Na manhã desta sexta-feira (19), a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai foi oficialmente inaugurada em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de diversos ministros. A nova estrutura, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, à cidade de Presidente Franco, no Paraguai, foi construída com um investimento de R$ 1,9 bilhão, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e inclui R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional. Com 760 metros de extensão e 470 metros de vão-livre, a ponte é a maior do continente nesse quesito e promete aliviar a sobrecarga enfrentada pela antiga Ponte da Amizade, que atualmente registra um fluxo de 100 mil pessoas e 45 mil veículos diariamente.
Durante a inauguração, Lula ressaltou a importância da ponte para o fortalecimento das economias brasileiras e paraguaia, afirmando que a obra facilitará o turismo e o comércio entre os dois países. “Espero que muita gente do Paraguai vá visitar o Brasil e que muita gente do Brasil venha visitar o Paraguai”, afirmou o presidente. A cerimônia foi realizada na nova aduana Brasil-Paraguai e marca a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná, seis décadas após a inauguração da Ponte da Amizade.
A nova ponte é uma estrutura estaiada, sustentada por duas torres que alcançam 190 metros de altura, o que equivale a edifícios de 54 andares. As pistas foram projetadas com 3,6 metros de largura cada, oferecendo melhor fluidez ao tráfego de veículos. O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que a logística ao redor da ponte, no Brasil, está totalmente operacional e que a Receita Federal e a Polícia Federal já estão preparadas para o fluxo de veículos.
Atualmente, o tráfego na nova ponte foi liberado apenas para caminhões sem carga, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos, que serão coordenados pelos órgãos competentes. A operação também deve incluir ônibus de turismo fretados em breve, com horários a serem divulgados. A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, quando a conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, estiver finalizada, garantindo a infraestrutura necessária para um fluxo seguro e eficiente.
Créditos de Imagem: Agência Brasil.
Inaugurada segunda ponte de ligação entre Brasil e Paraguai
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

