No encerramento da 12ª ExpoCatadores em São Paulo, o ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, defendeu a maior valorização dos catadores de resíduos como essenciais agentes ambientais. Durante o evento, que contou com a participação de 600 cooperativas e teve cerca de 3 mil visitantes, Boulos destacou a necessidade de superar o preconceito contra esses trabalhadores.
Em seu discurso, o ministro ressaltou que os catadores prestam um serviço ambiental inestimável, gerenciando 90% do volume de embalagens recicladas do país, conforme dados do Atlas Brasileiro da Reciclagem. Porém, apesar da crucial contribuição à economia circular, enfrentam um mercado de trabalho extremamente precarizado e uma remuneração inferior em comparação a outros setores.
A 12ª ExpoCatadores serviu como palco para o anúncio de políticas importantes, incluindo a reserva de 3% dos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida para a população em situação de rua, muitos dos quais são catadores, conforme a Portaria Conjunta Nº 4 de março de 2025. Além disso, o evento foi marcado pela assinatura do decreto que cria o Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular (Pronarep), destinado a fornecer apoio financeiro, técnico e social para os trabalhadores do setor.
Essas iniciativas visam proporcionar melhores condições de vida e trabalho para os catadores, que são em sua maioria de baixa escolaridade e elevada faixa etária, com muitos declarados de etnia negra, como revelado pelo Atlas. O relatório também aponta a predominância feminina na direção das entidades representativas dos catadores.
Essas medidas, como explicou o ministro Boulos, pretendem equipar as cooperativas com recursos essenciais, tais como capital de giro e equipamentos adequados, através de créditos com juros muito baixos. Além disso, a nova regulamentação facilitará a doação de bens da administração pública a associações e cooperativas, a exemplo das balanças do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que ainda se encontram em perfeito funcionamento.
Com a colaboração de Letycia Bond e Andreia Verdélio, repórteres da Agência Brasil. Imagem de catadores coletando material para reciclagem na Avenida Nove de Julho, São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil.
Catadores devem ser aplaudidos como agentes ambientais, diz Boulos
Meio Ambiente

