PolíticaGilvan da Federal usa tribuna da Câmara para defender condenados por golpismo

Gilvan da Federal usa tribuna da Câmara para defender condenados por golpismo

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) subiu à Tribuna Livre da Câmara de Vitória nesta segunda-feira (15) para discutir sua condenação por violência política de gênero, um caso que pode resultar em sua inelegibilidade. No entanto, desviou do tema e concentrou seu discurso no “enfrentamento ao crime organizado”.

Em sua fala, Gilvan defendeu os condenados pelos eventos de 8 de janeiro de 2023, evitando mencionar diretamente o próprio processo judicial que o condenou em duas instâncias. Enquanto isso, a plateia estava repleta de manifestantes divididos entre apoio e oposição, incluindo políticos de direita de outras cidades.

Durante sua argumentação, Gilvan afirmou que no Brasil “inocentes são condenados”, enquanto “corruptos ligados ao crime organizado” permanecem impunes, especificamente citando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem apresentar provas de envolvimento. Ele fez uma apresentação emocional, incluindo uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfatizando que ele estaria “preso ilegalmente”.

Gilvan também comparou sua situação à de outras figuras, mencionando que muitos “supostos criminosos” continuam livres. Ele considerou a condenação dos que participaram dos atos de 8 de janeiro uma injustiça, afirmando que foi um “golpe que nunca existiu”. Além disso, saudou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à presidência, prometendo varrer a “quadrilha” atual do governo.

Ao final, na seção de considerações finais, Gilvan abordou ligeiramente sua condenação, considerando-a um “precedente absurdo” que compromete a imunidade parlamentar. Criticou a deputada estadual Camila Valadão (Psol), que originou a ação judicial, reclamando das acusações de racismo e homofobia que frequentemente sofreu dela.

A recepção na Câmara foi polarizada, com vários vereadores de partidos aliados a Gilvan defendendo sua posição, enquanto os opositores se ausentaram. A ausência foi justificada por um parlamentar do Psol como uma maneira de evitar conflito, considerando sua presença em discursos de pessoas condenadas inaceitável.

Em meio a essa controvérsia, o TRE-ES havia recentemente reafirmado a inelegibilidade de Gilvan por oito anos, uma decisão que ele ainda pode contestar no TSE. Sua trajetória política inclui suspensões e condenações, incluindo uma pena por transfobia, que ressalta sua imagem controversa no cenário político.

Gilvan da Federal durante discurso na Câmara de Vitória

Fonte: Século Diário

spot_img

Top 5

Confira Mais

Construção Civil: Índice nacional cresce apenas 0,44% em julho

Construção Civil Apresenta Variação de 0,44% em Julho, Revela...

Mutirão do Procon em Cachoeiro regulariza dívidas e beneficia mais de 100 consumidores

Na última semana, o Procon de Cachoeiro de Itapemirim...

Produção de motocicletas em julho atinge recorde histórico no Brasil

Indústria Brasileira de Motocicletas Registra Recorde de Produção em...

Iriri, Anchieta, recebe a 5ª edição do “Vinhos e Abraços” com música e gastronomia.

Iriri se prepara para receber mais uma edição de...

Governo solicita instalação de comissão para MP das Blusinhas

O governo federal vai pedir a instalação urgente da...

Indústria nacional tem queda em 12 das 15 regiões em junho de 2026

Queda na Produção Industrial Nacional em Junho de 2026 A...

Temperaturas em São Paulo devem subir a partir de quarta-feira

Aquecimento das Temperaturas em São Paulo: Expectativa de Calor...

Liquida Piúma: Inscrições abertas para comerciantes e grandes promoções à vista!

Liquida Piúma Abre Inscrições para Comerciantes em 2026 Estão abertas...

Brasileirão feminino: definição de vagas e rebaixamento na reta final

Campeonato Brasileiro Feminino: Últimas Rodadas Definem Classificações e Rebaixamentos Com...