CulturaEUA removem Alexandre de Moraes de sanções da Lei Magnitsky

EUA removem Alexandre de Moraes de sanções da Lei Magnitsky

Governo dos EUA Revoga Sanções Contra Ministro Alexandre de Moraes e Familiares

Em movimento diplomático relevante, o governo dos Estados Unidos, por meio do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro, oficializou nesta sexta-feira (12) a retirada das sanções impostas pelo antigo governo de Donald Trump ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, à sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e ao Instituto Lex, associado à família do ministro.

As penalidades, parte da Lei Magnitsky americana — destinada a punir violações de direitos humanos globalmente — incluíam o congelamento de ativos e a proibição de entrada nos EUA, sendo inicialmente aplicadas a Moraes em julho, com a posterior inclusão de sua esposa em setembro. A acusação inicial enfatizou supostas violações à liberdade de expressão e autorizações de “prisões arbitrárias” em casos como o julgamento da tentativa de golpe de Estado e ações judiciais envolvendo empresas estadunidenses de mídia social.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scot Besset, havia atribuído a Moraes a responsabilidade por uma “campanha opressiva de censura”, além de detenções e processos considerados politizados, “inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.

A medida agora revogada rompe com a política anterior, embora não tenham sido divulgadas as razões detalhadas para tal decisão. É importante notar que esta ação reconfigura substancialmente as relações diplomáticas e os direitos individuais dos envolvidos no contexto internacional. A retirada dessa sanção pode ser vista como um passo positivo nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, ajustando posturas diplomáticas e legais após uma transição de governo americano.

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...