12 de dezembro de 2025
EconomiaIndústria e agro celebram revogação de tarifa de 40% dos EUA

Indústria e agro celebram revogação de tarifa de 40% dos EUA

Presidente dos EUA Retira Tarifas Sobre Produtos Brasileiros e Gera Otimismo na Indústria e Agricultura

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de revogar tarifas de 40% sobre uma variedade de produtos brasileiros foi recebida com grande entusiasmo por diversas entidades e associações que representam a indústria e a agricultura do Brasil. A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) elogiou a medida, afirmando que a revogação da tarifa extra, que incide sobre produtos majoritariamente agrícolas—como café, carne bovina, banana, tomate, açaí, castanha de caju e chá—representa um avanço significativo para a normalização das relações comerciais bilaterais. Essa isenção, que é retroativa a 13 de novembro, permitirá até mesmo o reembolso de produtos já exportados.

Em comunicado, a Amcham destacou que a medida trará efeitos imediatos na competitividade das empresas brasileiras e é um resultado concreto do diálogo de alto nível entre os dois países. No entanto, a entidade também ressaltou a importância de intensificar as conversas para eliminar as sobretaxas que ainda pesam sobre outros produtos brasileiros. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) alinhou-se à positividade da decisão, considerando-a um passo importante na renovação da agenda bilateral entre Brasil e Estados Unidos.

Ricardo Alban, presidente da CNI, enfatizou que tal decisão também reitera o papel do Brasil como um parceiro comercial relevante para os norte-americanos. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) também comemorou a ação, ressaltando que a medida alivia setores que enfrentavam perda de competitividade no mercado dos Estados Unidos. A FIEMG reiterou a necessidade de um constante diálogo técnico para assegurar condições ideais de comércio entre as nações.

Ainda assim, o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, alertou que 22% das exportações brasileiras para os Estados Unidos continuam sob a incidência de sobretaxas. Ele classificou a nova decisão como o maior avanço até o momento nas negociações bilaterais, evidenciando que a luta pela plena regularização do comércio entre os dois países ainda está longe de terminar.

Entidades da indústria e do agro celebram fim da taxa de 40% dos EUA

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES prende quatro suspeitos de tráfico e homicídios em Guriri

Polícia Civil do ES Prende Quatro Suspeitos de Tráfico...

Piúma promove Audiência Pública para prestação de contas da Saúde no 2º quadrimestre.

Piúma Promove Audiência Pública para Prestação de Contas da...

Cachoeiro inscreve nove projetos no Programa de Coinvestimento em Cultura 2025

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, através da...

Podemos revela novas filiações e estratégias para eleições de 2026 no ES

No cenário político do Espírito Santo, a filiação de...

VEM VERÃO em Castelhanos: Evento anima o verão em Anchieta com diversas atrações

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, se prepara para...

Novembro Azul em Piúma: Iniciativa promove saúde e prevenção para homens da cidade

Ação do Novembro Azul fortalece cuidados com a saúde...

City confia na permanência de Haaland, que desvia interesses do Real Madrid

Atacante Norueguês na Mira do Real Madrid O Real Madrid...

Prefeitura de Piúma inova com primeira contratação na plataforma Contrata+ Brasil

Prefeitura de Piúma Inova com Primeira Contratação pelo Contrata+...

Policial Civil do DEIC Conclui Curso de Áreas de Alto Risco com Êxito

Oficial Investigador da Polícia Civil do ES Conclui Curso...