No último domingo (26), a Prova Nacional Docente (PND) abordou uma temática relevante e contemporânea: o idadismo, ou etarismo, compreendido como o preconceito e a discriminação contra pessoas de diferentes idades. O exame, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contou com mais de 1,08 milhão de inscritos. A escolha desse tema para a questão discursiva ressalta a importância de refletir sobre as diversas gerações nas instituições de ensino, visando combater estereótipos e promover a integração intergeracional. Os candidatos foram instigados a elaborar textos que explorassem os efeitos das diferenças geracionais no ambiente escolar, além de sugerir atividades que minimizem o idadismo e fortaleçam os laços entre jovens e idosos.
O idadismo é um fenômeno social que merece atenção especial no Brasil. A abordagem do Inep destaca a importância de incluir no currículo escolar conteúdos que tratem sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa. O enunciado da questão foi inspirado no Relatório Mundial sobre o Idadismo, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2023, que serve como uma reflexão sobre a necessidade de um ambiente escolar inclusivo.
Aspectos da Prova
Cada candidato teve à disposição textos motivadores para ajudá-los na construção de seus argumentos. Entre eles, destaca-se o 22º artigo do Estatuto do Idoso, que recomenda a inserção de conteúdos sobre envelhecimento nas escolas. Além disso, um trecho da obra À Sombra Desta Mangueira, de Paulo Freire, ofereceu uma perspectiva sobre juventude e velhice, desafiando os participantes a pensar criticamente sobre a aprendizagem ao longo da vida.
A PND não se limita à questão discursiva. Os participantes também responderam a questões objetivas que abrangem formação geral docente e conteúdos específicos relacionados a 17 licenciaturas, incluindo áreas como Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia e Pedagogia. O edital da PND 2025 estabelece 30 questões objetivas sobre formação geral e 50 sobre conteúdo específico, refletindo a matriz de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para licenciaturas, que se começará desde 2024.
Encaminhamento e Objetivos
O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC), não se configura como uma certificação para o exercício da profissão docente ou um concurso público, mas sim como um instrumento para avaliar e melhorar a formação dos futuros professores. A iniciativa está inserida no programa Mais Professores para o Brasil, que visa aumentar o número de docentes efetivos nas redes de ensino, além de estimular a realização de concursos públicos. A PND será aplicada anualmente pelo Inep, buscando qualificar e reconhecer o magistério na educação básica.
Com cinco horas e 30 minutos de duração, os participantes concluíram a prova às 19h, no horário de Brasília, em um processo que se revela fundamental para a formação de educadores mais conscientes e preparados para lidar com a diversidade etária em sala de aula.
![]()
PND 2025: questão discursiva aborda idadismo como desafio social
Fonte: Agencia Brasil.
Educação

