16 de janeiro de 2026
CulturaIbama recusa licença para termelétrica a gás em Brasília

Ibama recusa licença para termelétrica a gás em Brasília

O Ibama negou a licença prévia para a instalação da Usina Termelétrica Brasília, em Samambaia, DF, devido a riscos ambientais e sociais identificados. A decisão afeta diretamente a região, que é rica em biodiversidade e já enfrenta desafios ambientais expressivos.

A Usina Termelétrica Brasília, proposta pela empresa Termo Norte Energia Ltda., levantou preocupações significativas durante a análise técnica. Entre os problemas encontrados estão as pressões sobre a fauna local do Cerrado, áreas essenciais para pouso e rota de espécies migratórias, e o impacto no Rio Melchior, um corpo hídrico classificado como Classe 4 e já debilitado pela contaminação e baixa qualidade da água.

A planta enfrentou problemas legais e administrativos, com pendências em relação à regularização do uso de recursos hídricos — cuja autorização está suspensa judicialmente — e a falta da Certidão de Uso e Ocupação do Solo, necessária conforme a Resolução nº 237/1997 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Além dos impactos ambientais, o projeto também ameaçava a existência da Escola Classe Guariroba, importante instituição educacional local que atende aproximadamente 560 estudantes. A remoção da escola implicaria em perdas pedagógicas, sociais e culturais significativas, algo que o Ibama considerou contrário ao interesse público e aos princípios fundamentais da educação.

A decisão do Ibama foi recebida com entusiasmo por grupos ambientalistas. De acordo com o Instituto Internacional Arayara, a instalação da usina significaria a destruição de mais de 31,91 hectares de vegetação nativa do Cerrado, além de um alto consumo e contaminação de água no processo. Estima-se que a usina produziria cerca de 4,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂) equivalente, exacerbando problemas de poluição do ar e doenças respiratórias na região.

O gerente de Transição Energética da Arayara, John Wurdig, destacou a importância da mobilização comunitária, que envolveu mais de 100 eventos e engajou milhares de residentes das áreas afetadas, culminando no indeferimento da licença pela dependência técnica do Ibama.

Finalmente, na sequência dos fatos, a empresa Termo Norte Energia Ltda. se pronunciou sobre o indeferimento, afirmando que está analisando o parecer técnico e os fundamentos do Ibama para definir medidas cabíveis dentro do prazo legal e, se necessário, apresentar recurso conforme a legislação prevê. A empresa reiterou seu compromisso com a transparência e o diálogo institucional, enfatizando a adesão às normas ambientais brasileiras.

Ibama nega licença para usina termelétrica a gás natural em Brasília

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES investe em rodovia e água em Conceição da Barra

Governo do Estado Lança Ordem de Serviço para Pavimentação...

Homem é preso em Mantenópolis por posse ilegal de arma de fogo e munições

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem em Flagrante...

SINE de Anchieta disponibiliza 70 novas vagas de emprego para a população

SINE de Anchieta oferece 70 vagas de emprego O SINE...

João Gomes decide ficar no Wolverhampton até junho, Napoli é o provável destino!

João Gomes em Alta: Alvo do Atlético de Madrid,...

Flamengo de olho em Taty Castellanos: futuro depende do West Ham na Premier League!

Flamengo Monitora Situação de Taty Castellanos no West Ham O...

Polícia Civil de ES Prende Líder da “Tropa da França” em Operação contra Crime Organizado

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Líder da "Tropa...

Samba e animação na Praia de Castelhanos em Anchieta neste sábado!

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, será palco de...

Porto de Santos alcança recorde histórico de movimentação em 2025

Porto de Santos Alcança Recorde Histórico de Movimentação em...

Campo Progressista Abre Espaço com Aposentadoria de Deputados Federais

O deputado federal Paulo Folleto (PSB) anunciou que não...