Universalização do Programa Pé-de-Meia Atingirá 6 Milhões de Estudantes, Anuncia Presidente Lula
Em evento realizado em São Bernardo do Campo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou planos para universalizar o programa Pé-de-Meia, visando beneficiar 6 milhões de estudantes do ensino médio. No mesmo encontro, ocorrido neste sábado (18), foram divulgados investimentos de R$ 108 milhões destinados a apoiar até 500 projetos da Rede Nacional de Cursinhos Populares, essencial para estudantes de baixa renda que aspiram ao ensino superior.
A ampliação do Pé-de-Meia, que já assiste 4 milhões de alunos, será discutida com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Camilo Santana (Educação). “Descobrimos que 480 mil jovens abandonavam os estudos para ajudar no sustento de suas famílias”, declarou o presidente, referindo-se a dados do IBGE que motivaram a criação do programa. Lula criticou a disparidade entre alunos que recebem e não recebem o benefício, muitas vezes por uma mínima diferença de renda, defendendo a necessidade de seu acesso universal.
O presidente também previu resistência de setores financeiros à iniciativa e justificou: “Faria Lima e banqueiros vão dizer que estamos gastando R$ 13 bilhões, mas, de fato, estamos investindo na nossa população”. O Pé-de-Meia funciona como uma poupança para estudantes, incentivando a continuidade da vida educacional da juventude brasileira.
(Créditos da imagem: agenciabrasil.ebc.com.br)
Lula defende a universalização do Pé-de-Meia
Economia