16 de janeiro de 2026
EducaçãoProfessores brasileiros perdem 21% do tempo de aula com disciplina

Professores brasileiros perdem 21% do tempo de aula com disciplina

Professores brasileiros perdem 21% do tempo de aula para manter a ordem em sala, revela pesquisa da OCDE

No Brasil, os professores enfrentam grandes dificuldades para manter a disciplina em sala de aula, perdendo, em média, 21% do tempo de aula para essa questão, segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta segunda-feira (6) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para se ter uma ideia, a cada cinco horas de aula, uma hora é consumida apenas para tentar conseguir a atenção dos estudantes. O estudo, que entrevista professores e diretores principalmente dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), analisa o cenário educacional em 53 países.

O relatório aponta que, enquanto no Brasil essa perda de tempo chega a 21%, a média entre os países-membros da OCDE é de apenas 15%. A situação desses professores se agravou nos últimos anos; houve um aumento de 2 pontos percentuais na perda de tempo para disciplina desde 2018. Além disso, quase metade dos docentes brasileiros (44%) relatou que são frequentemente interrompidos pelos alunos, um índice que mais do que dobra a média de 18% observada na OCDE.

Sobre o impacto do estresse na profissão, o Brasil apresenta um panorama preocupante. Assim como seus colegas internacionais, 21% dos professores brasileiros consideram seu trabalho extremamente estressante, sendo essa taxa 7 pontos percentuais maior do que a registrada em 2018. O impacto sobre a saúde mental é também significativo: 16% dos professores afirmam que a docência afeta negativamente sua saúde mental, superando a média da OCDE de 10%. Já a saúde física é testemunha de um impacto negativo para 12% dos educadores brasileiros, em comparação a 8% da média da organização.

A valorização dos professores é outro ponto crucial abordado no estudo. Apenas 14% dos entrevistados acreditam que a profissão é devidamente valorizada na sociedade, um aumento que, embora tímido, de 3 pontos percentuais desde 2018, ainda é inferior à média da OCDE, que é de 22%. A mesma proporção se aplica à percepção de valorização nas políticas públicas, tendo avançado em 8 pontos percentuais, mas permanecendo abaixo da média da OCDE de 16%.

Curiosamente, mesmo diante desse cenário desafiador, 87% dos professores manifestaram satisfação com suas funções, número que se mantém estável desde 2018 e que se aproxima da média da OCDE, que é de 89%. Além disso, 58% afirmaram que ser professor foi sua primeira escolha de carreira, mantendo-se alinhado com os dados anteriores.

Esta 4ª edição da Talis foi realizada no Brasil entre os meses de junho e julho de 2024, com a colaboração do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e das secretarias de educação das 27 Unidades Federativas. As pesquisas ajudam a traçar um retrato mais fiel da realidade educacional do país e da situação de seus educadores.

Imagem de referência da Agência Brasil

Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Homem é preso em Mantenópolis por posse ilegal de arma de fogo e munições

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem em Flagrante...

SINE de Anchieta disponibiliza 70 novas vagas de emprego para a população

SINE de Anchieta oferece 70 vagas de emprego O SINE...

João Gomes decide ficar no Wolverhampton até junho, Napoli é o provável destino!

João Gomes em Alta: Alvo do Atlético de Madrid,...

Flamengo de olho em Taty Castellanos: futuro depende do West Ham na Premier League!

Flamengo Monitora Situação de Taty Castellanos no West Ham O...

Polícia Civil de ES Prende Líder da “Tropa da França” em Operação contra Crime Organizado

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Líder da "Tropa...

Samba e animação na Praia de Castelhanos em Anchieta neste sábado!

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, será palco de...

Porto de Santos alcança recorde histórico de movimentação em 2025

Porto de Santos Alcança Recorde Histórico de Movimentação em...

Campo Progressista Abre Espaço com Aposentadoria de Deputados Federais

O deputado federal Paulo Folleto (PSB) anunciou que não...

Palmeiras será mandante na final da Supercopa Feminina contra o Corinthians

Palmeiras e Corinthians se Preparam para Decisão da Supercopa...