Lula destaca o papel da democracia na luta contra o extremismo em evento internacional
Em um discurso contundente na 2ª edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, realizado nesta quarta-feira (24) em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da democracia para o futuro da humanidade. Acompanhado de lideranças de aproximadamente 30 países, Lula afirmou que a democracia é fundamental para reconstruir o multilateralismo e estabelecer uma convivência harmônica entre os povos. “Somente a democracia será capaz de reconstruir a harmonia entre os seres humanos e a civilidade na relação dos Estados”, destacou.
A iniciativa, que conta também com a participação dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez, busca promover uma diplomacia ativa que enfrente a deterioração das instituições democráticas, a desinformação, o discurso de ódio e a crescente desigualdade social. A crítica à ascensão da extrema-direita foi um ponto central na fala de Lula, que chamou a atenção para a necessidade de introspecção entre os líderes progressistas.
“Vamos botar a mão na consciência, todos nós que estamos aqui. O que nós fizemos ontem pela democracia?”, questionou o presidente, instigando os presentes a refletirem sobre suas ações e a organização popular. Ele ressaltou a relevância de se discutir abertamente os erros cometidos na defesa da democracia e indagou: “Qual o momento em que a esquerda errou? Por que permitimos que a extrema direita crescesse com a força que está crescendo?”.
Em uma análise crítica sobre a governança, Lula disse que muitas vezes as administrações focam mais nos interesses dos adversários do que na população que apoia suas causas. “Muitas vezes, a gente governa dando resposta ao que a imprensa publica sobre nós. À cobrança do mercado, à necessidade de contentar os adversários”, afirmou, pedindo uma reavaliação das estratégias políticas em relação à sociedade civil e aos eleitores.
O presidente concluiu seu discurso levantando uma pergunta provocadora: “Como é que nós estamos exercendo a democracia nos nossos países?”. Segundo Lula, essa reflexão é crucial para que as forças progressistas possam novamente prevalecer sobre a direita extremista. A mensagem deixou claro que a luta pela democracia exige compromisso e ação coletiva.
(Crédito: Agência Brasil)
Democracia é o que está em jogo para a humanidade, alerta Lula nos EUA
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

