Cartão Amarelo de Gonzalo Plata Anulado pela Conmebol: Atacante do Flamengo Livre para Próxima Partida da Libertadores
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) revogou a decisão de aplicar o segundo cartão amarelo ao atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, durante o confronto contra o Estudiantes, que resultou em uma vitória de 2 a 1 para o clube carioca. O jogo ocorreu no último dia 18 no estádio Maracanã, válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. Essa alteração permite que o jogador equatoriano esteja disponível para o jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, Argentina.
O lance que levou à expulsão de Plata aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, em uma disputa de bola com o zagueiro Facundo Rodríguez. Após análise em vídeo divulgada pela Conmebol, ficou evidente que Rodríguez foi o responsável pelo contato, e não Plata, como inicialmente interpretado pelo árbitro Andres Rojas.
A revisão do VAR, todavia, não poderia intervir diretamente na partida, uma vez que o protocolo atual só permite interferências em situações de gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos ou confusão de identidade dos jogadores.
A posição oficial do Flamengo foi crítica à arbitragem de Rojas. Por meio de uma nota, o clube descreveu a atuação como um “desfile de equívocos”, apontando uma condução tendenciosa da partida. Além disso, reclamações sobre faltas mal marcadas, desequilíbrio na aplicação de cartões amarelos e um possível pênalti não concedido foram registrados pelo clube carioca.
Com o resultado do primeiro jogo, o Flamengo joga por um empate para se classificar para a próxima fase. Caso o Estudiantes vença por um gol de diferença, a disputa irá para pênaltis, enquanto uma vitória dos argentinos por dois ou mais gols lhes garantirá a classificação direta.
Cobertura do retorno será transmitida ao vivo pela Rádio Nacional.
(Informações retiradas de agenciabrasil.ebc.com.br)
Conmebol anula 2º amarelo e libera Plata para defender o Flamengo
Esportes