A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim inicia neste sábado (20) a campanha de vacinação antirrábica voltada para cães e gatos, das 8h às 16h, em diversos pontos do município. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) através do setor de Vigilância Ambiental, tem como objetivo proteger os animais de estimação contra a raiva, uma doença grave que também pode afetar os humanos.
A imunização é gratuita e fundamental para a saúde pública, sendo a vacina a única forma eficaz de prevenção da doença. A secretária municipal de Saúde, Renata Fiório, enfatiza a necessidade de que os tutores levem seus pets aos pontos de vacinação, destacando os riscos que a raiva representa tanto para os animais quanto para os seres humanos. Ela orienta que cães devem ser levados com coleira e guia, e gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, para garantir a segurança de todos durante o processo.
Além da data de abertura, a campanha de vacinação seguirá em outras localidades. No dia 27 de setembro, os serviços estarão disponíveis em bairros como Boa Esperança, Jardim América, IBC e Gilson Carone. Já no dia 4 de outubro, a vacinação ocorrerá em comunidades como Novo Parque, Village da Luz e Aquidaban, ampliando o alcance da iniciativa.
Os pontos de vacinação para este sábado incluem a Unidade de Saúde e Emeb Monteiro Lobato no União, Igreja Católica São Brás em Álvares Tavares, e a Associação de Moradores em Monte Belo, até as 12h, entre outros locais. A participação da população é crucial para o sucesso da campanha e a promoção da saúde animal em Cachoeiro de Itapemirim.
Foto: Divulgação/PMCI
Cachoeiro realiza campanha de vacinação antirrábica a partir deste sábado (20) – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

