Venda Nova do Imigrante Sedia a 3ª Edição da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promovem, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa, em Venda Nova do Imigrante. Este evento destaca o papel de liderança do Espírito Santo na adoção de práticas agrícolas sustentáveis, buscando consolidar a cafeicultura capixaba como um exemplo global em qualidade e sustentabilidade.
Integrado ao Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo, o evento conta com o apoio de diversas organizações, incluindo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Plataforma Global do Café, e cooperativas regionais como a Cooabriel e a Cafesul, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, enfatizou que a capacitação é uma ação anual planejada para elevar a cafeicultura capixaba a um patamar de excelência mundial em produtividade e bem-estar das famílias envolvidas. “Nosso objetivo é aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre os temas mais relevantes da cafeicultura global. Hoje, os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão altamente capacitados para disseminar as melhores tecnologias aos produtores capixabas,” declarou Tesch.
O evento reunirá 65 técnicos que trabalham diretamente com o café arábica, abrangendo uma programação que combina aulas teóricas, a serem realizadas no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com atividades práticas em campo na propriedade do produtor Joselino Menegueti.
De acordo com Lúcio Herzog De Muner, gerente de cafeicultura da Seag, a capacitação reflete a importância da inovação no setor agrícola. “Estamos incentivando a adoção de tecnologias e práticas que promovam a resiliência e a adaptação dos cultivos às mudanças climáticas. A saúde do solo, o uso de bioinsumos, a conservação da água e da biodiversidade, além da rastreabilidade e certificação, são fundamentais para garantir uma produtividade sustentável e uma melhor qualidade de vida ao cafeicultor capixaba,” afirmou.
Além disso, está programada uma nova edição da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa para profissionais que trabalham com café Canephora, prevista para os dias 24 e 25 de setembro, em Linhares. Nesse encontro, 80 técnicos se reunirão no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) para as atividades teóricas, seguidas de aulas práticas na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim. Antônio Elias Souza da Silva, diretor técnico do Incaper, destacou a importância dessa capacitação para alicerçar o conhecimento necessário à orientação dos cafeicultores com ênfase na sustentabilidade.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Seag está disponível por meio dos contatos: Leonardo Sales e Nayara Santana, pelo telefone (27) 3636-3700 ou pelo e-mail comunica.seag@gmail.com. A Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper também oferece suporte através de Felipe Ribeiro, pelo telefone (27) 98849-6999 ou pelo e-mail comunicacao@incaper.es.gov.br.
Fonte: Governo ES