Mota-Engil e CCCC Conquistam Leilão para Construção do Túnel Santos-Guarujá
O grupo português Mota-Engil, em parceria com a empresa chinesa China Communications Construction Company (CCCC), venceu o leilão realizado nesta sexta-feira (5) para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. O leilão ocorreu na B3, sede da Bolsa de Valores de São Paulo, e reuniu importantes autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros do governo federal, como Fernando Haddad (Fazenda) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Com um compromisso de desconto de 0,50% na proposta, o grupo superou a concorrente espanhola Acciona, que ofereceu zero de desconto sobre o valor da contraprestação pública, fixada em R$ 438,3 milhões ao ano.
O túnel, que integra o Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), sendo a primeira travessia submersa do Brasil, terá uma extensão total de 1,5 quilômetro, com 870 metros imersos, e contará com três faixas de rolamento em cada sentido. O investimento, estimado em R$ 6,8 bilhões, será parcialmente coberto por um aporte público de R$ 5,14 bilhões, dividido entre os governos federal e estadual, enquanto o restante ficará a cargo da iniciativa privada. A operação e manutenção do túnel serão de responsabilidade da concessionária por um período de 30 anos.
Enquanto isso, do lado de fora da B3, um grupo de manifestantes protestou contra o projeto, alegando que a construção provocará desapropriações que afetarão cerca de 200 famílias na região de Santos. José Santaella, da Associação Comunitária do Macuco, destacou a necessidade de um processo de desapropriação justo e rápido para as comunidades afetadas, clamando por uma tutela do Estado para assegurar os direitos dos moradores.
Em uma decisão relacionada, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), rejeitou um pedido do Ministério Público para suspender o leilão, argumentando que as alegações sobre favorecimento a grupos estrangeiros careciam de evidências concretas. O TCU concluiu que questões de financiamento não configuram falhas no processo licitatório.
O projeto do túnel não só visa reduzir o tempo de travessia entre Santos e Guarujá, que atualmente varia entre 18 e 60 minutos, dependendo do meio de transporte, mas também promete estimular o turismo e a economia local, além de promover meios de transporte sustentáveis. A licitação e a obra em si prometem contribuir para um futuro menos congestionado e mais conectado entre essas duas importantes cidades do litoral paulista.
Grupo português vence leilão do túnel Santos-Guarujá
Fonte: Agencia Brasil.
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