Palestra “Como descartar o que guarda tantos nomes?” marca a segunda atividade do projeto Ofício Febril
O projeto Ofício Febril dará continuidade a suas atividades com a palestra intitulada “Como descartar o que guarda tantos nomes?”, a ser realizada no dia 11 de setembro de 2025, quinta-feira, às 18 horas, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), localizado no Centro de Vitória. A artista carioca Leila Danziger, renomada no cenário da arte contemporânea brasileira, será a responsável pela condução da atividade.
Nesta palestra, Leila Danziger apresentará uma reflexão profunda sobre sua produção artística, que investiga o destino de objetos e documentos que, embora tenham se tornado obsoletos, carregam consigo uma rica carga de memórias. A artista questionará o processo de descarte e o esquecimento de imagens e narrativas que, por muito tempo, foram consideradas significativas. A provocação central de sua fala gira em torno da seguinte indagação: “O que fazer com o que é obsoleto e segue ileso, intocado pelo uso?”
A palestra é parte do projeto Ofício Febril, que se destaca por ser o primeiro ateliê de tipografia dedicado a produções artísticas contemporâneas no Espírito Santo. O projeto, que conta com o apoio do Edital nº 09/2024 – Artes Visuais, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Secretaria da Cultura (Secult), inclui ainda palestras e oficinas com convidados, produção artística em processos gráficos, além de uma semana de ateliê aberto à visitação. Todas as atividades são gratuitas e têm como objetivo promover a formação e o intercâmbio de saberes na área das artes visuais.
Leila Danziger, artista residente no Rio de Janeiro, possui uma trajetória consolidada e recentes reconhecimentos como o Prêmio Sesc de Arte Brasileira, conquistado em 2023 na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, e a indicação ao Prêmio PIPA em 2019. Sua obra é amplamente reconhecida e exposta tanto no Brasil quanto no exterior. Além de artista, Danziger é professora do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e autora de diversos livros de poesia publicados pela Editora 7Letras.
Os interessados em participar da palestra e explorar as provocações levantadas pela artista são convidados a se dirigir ao Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro, Vitória. Para mais informações, o telefone disponível é (27) 27999022408 / (32) 984198021.
Serviço:
- Palestra: “Como descartar o que guarda tantos nomes?” – Projeto Ofício Febril
- Data: 11/09 (quinta-feira)
- Horário: 18 horas
- Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro, Vitória.
- Entrada: Franca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefones: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583
E-mail: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Para conhecer mais sobre o trabalho de Leila Danziger, acesse: Site da artista.
Fonte: Governo ES