AnchietaAnchieta reforça combate ao fumo; descubra onde buscar ajuda gratuita hoje!

Anchieta reforça combate ao fumo; descubra onde buscar ajuda gratuita hoje!

Neste mês dedicado ao combate ao tabagismo, a Prefeitura de Anchieta intensifica sua campanha de conscientização sobre os perigos do fumo. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é celebrado no dia 29 de agosto.

O tabaco, conforme dados do Ministério da Saúde, é a maior causa de morte evitável no mundo. No Brasil, estima-se que mais de 160 mil pessoas falecem anualmente em decorrência de doenças ligadas ao uso do cigarro. Entre as principais doenças associadas estão diferentes tipos de câncer, como pulmão, boca, laringe e esôfago, além de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, e complicações durante a gravidez.

A secretaria também alerta para os perigos dos cigarros eletrônicos, que têm ganhado popularidade, principalmente entre os jovens. Segundo Cristina Machado Medeiros, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo em Anchieta, esses dispositivos apresentam alto potencial nocivo. “Apesar da aparência moderna e dos sabores atrativos, contêm nicotina e diversas substâncias tóxicas que podem provocar doenças respiratórias, cardiovasculares e aumentar o risco de câncer.”

Moradores de Anchieta que desejam parar de fumar podem buscar a Unidade de Saúde mais próxima. No local, recebem orientação e, se necessário, podem ser encaminhados para grupos de apoio e tratamento. “Todo o acompanhamento é gratuito e oferecido pela rede municipal”, destaca Cristina.

“Parar de fumar é um desafio, mas é possível com informação, apoio e acompanhamento adequado”, afirma a coordenadora, ressaltando que a prefeitura está comprometida em acolher quem deseja mudar este hábito.

Fonte: Foto: Autor desconhcido.

Fonte: Prefeitura Municipal de Anchieta ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Cachoeiro realiza Noite de Homenagens durante a Festa de 2026

A Festa de Cachoeiro 2026 teve sua Noite de...

Polícia Civil do ES marca presença em desfile cívico por 136 anos de Cariacica

Polícia Civil do ES Comemora 136 Anos de Cariacica...

Prefeitura de Cachoeiro promove melhorias em praças e espaços de convivência comunitários

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com...

Família confirma morte de modelo brasiliense em terremoto na Venezuela

Brasiliense Vanessa Zacarias é Confirmada como Vítima do Terremoto...

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em operação na Ilha das Caieiras

Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação e prende...

Alterações no trânsito em Cachoeiro para desfile cívico escolar em 29 de junho

Nesta segunda-feira (29), a partir das 6h, haverá mudanças...

SINE de Anchieta oferece 59 novas vagas de emprego; confira detalhes!

O SINE de Anchieta abre oportunidades para quem busca...

Painel revela chances de negócio com UE após acordo Mercosul

Nova Ferramenta da ApexBrasil Incentiva Exportações para a União...